Alunos e professoras de FQ do 3.º ciclo Foto: Telma Tavares, PQI – Portuguese Quantum Institute Que têm em comum o pi (3,14…), de Arquimedes, e a constante de Planck, h = 4,14 x 10-15 eVs? A 14 de março (3/14), celebra-se o Dia Mundial do pi e, desde 2022, a 14 de abril (4/14), o Portuguese Quantum Institute , introduziu o World Quantum Day . Curioso que uma iniciativa portuguesa tenha lançado o Dia Mundial da Quântica, com o objetivo de dinamizar a Ciência e as Tecnologias Quânticas… Assim como sabemos que a matéria é descontínua, feita de átomos, Planck estabeleceu, no início do século XX, que também a radiação eletromagnética, luz, é feita de partículas estranhas, os fotões, a que se associa um quantum de luz, uma energia muito pequena (E = h x f) – a origem da Física Quântica que tanto intrigava Einstein . Também 19 alunos do Colégio, muito interessados em Física, Química e Matemática (as Ciências que suportam a Física Quântica) se encantaram, na tarde de 20 de abril, com a conferência do investigador Yasser Omar, do PQI, “Do desassossego de Einstein ao prémio Nobel da Física 2022”. Os alunos dos Salesianos participaram ativamente na palestra, quer ajudando o conferencista nas suas demonstrações, quer, no final, colocando interessantes questões. “Quero seguir Informática, mas o meu cérebro ficou ‘frito’!”; “O que mais me impressionou foi a capacidade dos futuros computadores quânticos encriptar mais eficientemente a informação ou poder vir a ser usada, com enorme rapidez, na síntese de novos medicamentos.” “É confuso como na Mecânica Quântica um fenómeno pode ser e não ser ao mesmo tempo, desde que se observe!” – foram frases ditas pelos nossos alunos, indiciando o interesse que a tarde do passado dia 20 lhes despertou. Que esta celebração seja o início de novas atividades científicas dos nossos alunos mais novos que estudam empenhadamente Ciências Físico-Químicas: “O futuro é Quântico!”. E, há mais relações entre o pi e a constante de Planck… Professoras de FQ do 3.º ciclo No dia 20 de abril de 2023, fomos convidadas para participar num evento que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian sobre Física Quântica. O orador (Professor Yasser Omar) começou por falar sobre o PQI (Portuguese Quantum Institute) e apresentou as escolas e universidades que estavam envolvidas neste evento. O Professor Yasser Omar falou-nos sobre o Quantum Day e explicou que o dia escolhido foi o dia 14 de abril uma vez que é uma data muito importante para os físicos por estar relacionada com a constante de Planck. Para percebermos melhor do que trata a Física Quântica, utilizou o exemplo do gato que, na Física Clássica, pode apresentar apenas um de dois estados, “estar morto” ou “estar vivo”. Ora na Física Quântica, o gato pode “estar morto”, “estar vivo” ou “morto e vivo”. O que seria muito estranho! A Física Quântica tem aplicação prática em muitas áreas diferentes e o seu desenvolvimento pode trazer-nos melhorias inclusivamente na medicação e na forma de diagnóstico de muitas doenças. Por isso, muitos países em todo o Mundo têm investido muito dinheiro na investigação nesta área. No final, esclareceu muitas dúvidas aos alunos das escolas envolvidas e a pergunta final, bem como muitas outras, foi colocada por um aluno dos Salesianos de Lisboa. Gostámos muito de participar neste evento e agradecemos, mais uma vez, o convite. Maria do Carmo Collaço e Matilde Azevedo, 8.º B Gostei muito da nossa recente ida à Gulbenkian para assistir à palestra sobre Física Quântica. Achei curioso o facto de a criação do Dia Quântico Mundial ter sido uma iniciativa portuguesa e de esta data, 14 de abril, ser uma referência à constante de Plank. A Palestra propriamente dita foi muito interessante. Alguns tópicos apresentados já me eram familiares, mas não posso dizer que os percebo, porque quem acha que percebe Física Quântica só prova que dela nada percebe. Aprendi a pertinente analogia das moedas, uma excelente ilustração da sobreposição quântica e outras formas pertinentes de racionalizar os enigmáticos conceitos da ciência quântica. Fico muito agradecido por ter sido convidado a assistir à palestra e por ter tido a liberdade de colocar as dúvidas que tinha ao orador! Filipe Flamino, 9.º C