Nesta festa de Nossa Senhora Auxiliadora, os alunos de ICLC de sexto ano apresentaram os trabalhos de grupo desenvolvidos nas aulas ao longo do segundo período. O desafio consistia em escreverem novas letras para músicas à sua escolha, em que os conteúdos de ICLC fossem mencionados. “Macarena”, “Baby Shark”, “Happier”, “Love someone”, entre outras, viram as suas letras originais alteradas e a ganharem uma nova vida nas vozes (mais ou menos) afinadas daqueles que foram os eleitos para representarem as suas turmas. Acessórios e coreografias também não faltaram.
O júri, composto pelos colegas de quinto ano, não teve tarefa fácil, pois o empenho e a dedicação dos grupos das várias turmas foi bastante visível. Ainda que sem o palco montado, os microfones, a projeção de imagem e o sistema de som previstos, não faltou a alegria e a boa disposição! A verdade é que, no seu oratório, também Dom Bosco não se fazia acompanhar de tecnologia… E este era sempre festivo!
As professoras de ICLC
Nesta atividade pudemos aprender de forma diferente e interessante os radicais gregos e latinos presentes na língua portuguesa. Apesar de não termos sido o grupo eleito pela turma, divertimo-nos muito. No dia da Festa, gostámos muito do que vimos, mas não se ouvia muito bem, pois não havia microfones. Também não se via bem, porque não havia palco. No entanto, as turmas esforçaram-se muito. Os trabalhos eram todos muito criativos. A nossa favorita foi a turma D.
Joana Dinis, Madalena Moura, Maria Michin, Francisca Zdanowski e Teresa Nobre | 6.º B
Achamos este projeto diferente de todos os outros. Durante as aulas, trabalhámos em conjunto para obtermos os resultados que pretendíamos que, neste caso, era participar no MAGNA STELLA, que iria ter lugar na Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. Conseguimos passar à fase seguinte e ficámos muito contentes. Apesar de não termos ganho, divertimo-nos imenso a cantar a letra que fizemos para a conhecida música “Baby Shark”.
Rita Carmona e Filipe Ribeiro | 6.º B
Eu achei que a ideia do MAGNA STELLA foi muito criativa e acho que para o ano esta atividade deve continuar. Pode melhorar-se a qualidade do som. Tirando este pequeno erro, foi tudo muito criativo e engraçado. E também todos os que estavam a assistir aprenderam algo como, por exemplo, que “stella” significa “estrela”.
Beatriz Calado | 5.º I
Na atividade proposta, achei que as músicas desenvolvidas pelos alunos no tempo de aulas de ICLC foram muito criativas.
Penso que, através desta atividade realizada neste dia, tanto os participantes como os espetadores, desenvolveram os seus conhecimentos sobre a disciplina.
Considero que esta atividade foi muito divertida e fez com que este dia se tornasse mais engraçado.
Apenas acho que, se este projeto continuar para o próximo ano, deve-se fazer a atividade no auditório I ou no pátio com microfones.
Margarida Fidalgo | 5.º I