| Pedagogia do amor |

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| Pedagogia do amor |

Três grandes, simples e sábias características da pedagogia de D. Bosco, bem conhecidas e divulgadas por nós: a presença atenta e preventiva no pátio, a “palavra ao ouvido” e o amor “amabilidade”. 

Este carinho do educador deve sentir-se dentro e fora da sala de aula. Nas escolas salesianas a palavra “pátio” é usada muito frequentemente. Gostamos dela. Esse pátio da escola é um lugar de muitos sentimentos e acontecimentos. Lugar de convívio ou de isolamento, de formação ou de dispersão, de alegria ou de mágoa, de abraço ou de exclusão. Mas sempre lugar de vida. Diariamente passeamos por ali. Ali encontramos pais e educadores e, por vezes, ali ficamos intencionalmente a conversar sobre assuntos que habitualmente costumam abrigar-se nos gabinetes. 

Nesse pátio, os educadores têm um papel decisivo para a construção e alimento da serenidade que se deseja. Esses educadores não são “polícias”. Os polícias, como sabemos, são chamados para ajudarem a resolver problemas. Os educadores estão no pátio justamente para evitarem os problemas que poderiam vir a necessitar de polícias. A postura preventiva do educador salesiano consiste não só em estar atento e disponível, mas em estar ativo, proporcionando contextos que mantenham os jovens saudavelmente ocupados. É pobre a postura do educador de braços cruzados à espera de os descruzar quando as tensões acontecerem. A sua principal função deverá ser evitá-las. 

A mesma postura preventiva e o carinho como estilo educativo, deve estar presente na sala de aula, harmonizando competência, autoridade e doçura. “Razão, religião e carinho são hoje, mais do que ontem, elementos indispensáveis à ação educativa e fermentos preciosos para dar vida à sociedade mais humana, em resposta às expetativas das novas gerações.” (Art. 21, Carta de identidade carismática da Família Salesiana, Roma 2012)

Pe. Pascual Chávez, na apresentação do Lema 2013 e no contexto da “pedagogia da bondade”, fala-nos do carinho de D. Bosco como amor autêntico porque nasce de Deus e manifesta-se nas linguagens da simplicidade e da cordialidade. Amor que suscita confiança. 

Na escola onde trabalhamos, na nossa escola salesiana, nesta escola que amamos, temos diariamente bem presente o que acabamos de expor. Temos também bem presente que esta pedagogia do amor não é de palavras, é sobretudo de vida e de vidas. 

José Morais | Diretor Pedagógico