Explorando a vida selvagem. Exposição no 2.º ciclo

> Seara > Explorando a vida selvagem. Exposição no 2.º ciclo

João Pereira No corredor do 5.º ano do 2.º Ciclo, um ambiente repleto de fascínio e descobertas aguarda a visita da comunidade educativa, fruto da saída de campo ao Jardim Zoológico de Lisboa, em outubro passado. A exposição de trabalhos elaborados pelos alunos é um reflexo entusiasmante dessa experiência educativa. Ao adentrar o corredor, somos imediatamente transportados para os reinos selvagens explorados pelas mentes curiosas dos alunos do 5.º ano. A diversidade de animais observados no Jardim Zoológico é trazida à vida através de desenhos, pinturas e modelos tridimensionais meticulosamente criados pelos alunos. Os visitantes são convidados a mergulhar nas peculiaridades de cada criatura, desde os majestosos elefantes até às elegantes e coloridas aves exóticas. Cada trabalho é acompanhado por informações relevantes, pesquisadas e organizadas pelos próprios alunos, demonstrando não apenas a sua habilidade artística, mas também o comprometimento em compreender o mundo animal e a biodiversidade. Aqui, quem nos vier visitar pode apreciar trabalhos que ilustram os ambientes naturais de animais como leões, girafas e pinguins. Esta abordagem integrada fornece uma visão holística das condições de vida dos animais, promovendo uma compreensão mais profunda da importância da conservação da natureza. O trabalho colaborativo dos estudantes e a dedicação dos professores estão bem patentes em cada ponto da exposição, transformando o corredor num espaço educacional dinâmico. A exposição coloca em evidência, não apenas, a beleza da vida selvagem, mas também inspira um comprometimento renovado com a proteção do nosso planeta e da sua biodiversidade. A exposição de trabalhos sobre a saída de campo ao Jardim Zoológico de Lisboa não é apenas um desfile de animais, mas um pequeno “safari” que transcende as paredes da sala de aula, testemunhando o poder transformador das experiências vividas no terreno e do impacto que a educação ambiental em contexto informal pode ter nas aprendizagens dos nossos alunos. João Pereira | Ciências Naturais