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Alunos do 5º ano “Já no Zoo, percebemos que este é muito mais importante do que pensávamos porque, afinal, não é apenas um local para se visitar, mas tem três funções: a educação, a conservação e a investigação. Também ficámos espantados com o facto de os habitats dos animais serem construídos com estratégias surpreendentes, como é o caso do tigre, em que os alimentos são cuidadosamente pendurados num saco resistente para o obrigar a caçar.” Na semana passada, o 5º ano foi a uma empolgante visita de estudo no Jardim Zoológico de Lisboa. Desde o espetáculo dos golfinhos, às cobras do reptilário, houve sempre muita alegria e risos entre as fileiras dos estudantes. Nesta visita, o 5º ano aprendeu muito, com os monitores, sobre várias espécies de animais e outros factos interessantes, como por exemplo, a tromba do elefante tem mais que 1000 músculos e conseguem levantar 1 tonelada. E não só! Também descobriram as funções do Jardim Zoológico, perceberam como lá gostam de tratar bem os animais e porque devemos conservar a natureza. Esta visita de estudo vai ser inesquecível, tanto para os alunos como para os professores. E não se esqueçam, tratem os animais com carinho! Salvador Dias | 5.ºF A visita de estudo ao Jardim Zoológico foi a nossa primeira aventura fora da escola, em turma, desde que iniciámos o 2.º ciclo. Esperamos que muitas outras se sigam porque esta foi espetacular! Logo para começar, ficámos admirados, mas bastante satisfeitos quando a Diretora de Turma nos disse que, no autocarro, podíamos ir com quem quiséssemos e não por ordem numérica da turma. Sentimo-nos muito crescidos! Já no Zoo, percebemos que este é muito mais importante do que pensávamos porque, afinal, não é apenas um local para se visitar, mas tem três funções: a educação, a conservação e a investigação. Também ficámos espantados com o facto de os habitats dos animais serem construídos com estratégias surpreendentes, como é o caso do tigre, em que os alimentos são cuidadosamente pendurados num saco resistente para o obrigar a “caçar”. Gostámos bastante de assistir aos espetáculos dos golfinhos, dos pelicanos e das aves de rapina, todos eles foram incríveis! Temos de confessar que não gostámos muito de certo mau cheiro que, por vezes, se fazia sentir, mas isso também prova que que o Zoo é mesmo parecido com a realidade. Com esta visita, compreendemos que, no nosso dia a dia, devemos ser mais conscientes dos problemas ambientais e mais cuidadosos com a Natureza, para não acontecer a outros animais o que se passa com Órix-de-Cimitarra que vimos no Zoo e que já só existe em sítios protegidos pelos humanos. Adorámos esta saída de campo porque, de forma descontraída, aprendemos bastante, descobrimos muitas curiosidades sobre diversos animais, convivemos e divertimo-nos! Alunos do 5.º H Quando chegámos, sentíamos uma ansiedade que não dava para suportar. O primeiro animal que fomos ver foi a ema, depois as araras, os cangurus, os coalas, os rinocerontes, as girafas… Sempre acompanhados pelo guia, que nos ia explicando vários pormenores sobre os animais. Entretanto foi a hora de almoço e até tivemos a companhia dos pavões, mas a maior parte das pessoas fugia deles com medo. Depois fomos dar mais uma volta pelo jardim zoológico e, no final, fomos ver o espetáculo dos golfinhos. Foi muito divertido! Mariana Sousa e Carlota Ferreira | 5.ºB A visita ao Zoo foi tão divertida! Fomos dia quatro de outubro e foi a minha turma toda. Conhecemos vários animais. Durante a primeira hora estivemos com uma monitora e o resto do dia com a diretora de turma. Sabiam que o Zoo existe há cerca de cento e trinta e oito anos? Antigamente, os animais eram presos em jaulas. Só serviam para se ver e para as pessoas não terem que viajar, mas, hoje em dia, o Zoo tenta parecer-se com o habitat natural de cada animal. Eu aprendi imensas coisas que não sabia, como, por exemplo: que as girafas podem ter uma língua que atinge os trinta e cinco centímetros e também têm uma língua muito grossa para quando a enrolam à volta dos frutos com picos não se magoarem; os flamingos são cor-de-rosa por uma razão muito simples, porque o que digerem tem um tom cor-de-rosa, por exemplo, camarão, caranguejo, então significa que se comerem uma coisa com um tom rosa ficam dessa cor; os flamingos têm outra característica interessante, eles apoiam-se numa só pata porque a água do seu habitat natural é fria, então para tirem menos frio eles apoiam-se só numa pata. De seguida, fomos ver os rinocerontes com a monitora. Um deles tinha nascido há uma semana e a nossa guia ainda não o tinha conseguido ver, disse que estava sempre escondido, mas nós conseguimos e era tão fofo! Quando fomos visitar as cobras e os lagartos havia uma cobra muito bonita, que era às riscas brancas e amarelas e tinha uns olhos muito pretos, gostei muito de a ver. Nessa secção, também vi um lagarto que parecia que estava a sorrir para mim, tinha a língua de fora e era muito engraçado. Também vimos um macaco aranha, que se chama assim, porque parece que a cauda dele é um braço e, em vez de baloiçar com os dois braços, usa a cauda. Há muitos anos, quando o descobriram pensaram que ele era uma aranha gigante! Nós vimos tantos animais! E eram todos tão giros e fofos! Entretanto, fomos almoçar e um pavão passou por baixo da mesa onde eu estava a comer com as minhas amigas. Saltámos logo da mesa e saímos dos bancos com medo que ele nos picasse. Foi muito divertido! No regresso do Zoo, no autocarro, em vez de ficar a olhar para a janela joguei ao Stop com as minhas amigas. E esta foi a minha visita ao Zoo! Leonor Noronha | 5.ºC