A História vista pela Físico-Química

> Seara > A História vista pela Físico-Química

André Morais e Inês de Matos […] “Esta partilha salutar permitiu-me adquirir novos conhecimentos de uma área científica que não domino e comprovou, uma vez mais, a importância fundamental de existir na nossa Escola uma Comunidade Aprendente, onde, juntos, aprimoramos as nossas práticas, partilhamos saberes e trocamos experiências” […] No contexto da análise dos conteúdos sobre o processo de hominização, no qual decorreu a evolução do Ser Humano, enfatizei, junto dos alunos, um dos processos de datação de vestígios pré-históricos, utilizando o Carbono-14. Considerando este tema bastante interessante e pertinente, pensei recorrer à interdisciplinaridade científica, imprescindível para uma compreensão mais holística dos fenómenos. Desafiei, deste modo, a Professora Inês de Matos a realizar uma aula partilhada entre as disciplinas de História e Físico-Química, com o objetivo de analisarmos conjuntamente o processo de datação por Carbono-14 com os alunos. A Professora Inês de Matos aceitou prontamente o meu desafio e, em conjunto com as colegas de Físico-Química, construíram os materiais necessários para esta atividade. Esta partilha salutar permitiu-me adquirir novos conhecimentos de uma área científica que não domino e comprovou, uma vez mais, a importância fundamental de existir na nossa Escola uma Comunidade Aprendente, onde, juntos, aprimoramos as nossas práticas, partilhamos saberes e trocamos experiências com a finalidade principal de colocarmos o nosso conhecimento ao serviço dos nossos alunos, esperando que ocorram com sucesso dois dos mais belos e complexos processos existentes: o ensino e a aprendizagem. André Morais e Inês de Matos Nesta aula de História esteve presente a nossa Professora de Físico-Química para nos ensinar como é possível descobrir há quanto tempo um ser vivo morreu através do processo de datação por Carbono-14. Esta explicação permitiu entendermos alguns assuntos estudados nas aulas de História, relacionados com o processo de hominização. Foi muito interessante ver a junção das matérias destas duas disciplinas e foi, também, muito divertido, porque terminámos a aula com um jogo de palavras. Achamos que devíamos ter mais aulas como esta e gostávamos de fazer o mesmo em outras disciplinas. Agradecemos aos professores de História e de Físico-Química por esta aula. Afonso Salvi e Vasco Matias Ferreira | 7.º H