Ciências Naturais: uma abordagem aos processos de tratamento da água

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Alunos e professores do 2.º ciclo Segundo Moreira, “É importante reiterar que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre conhecimentos prévios e conhecimentos novos, e que essa interação é não literal e não arbitrária. Nesse processo, os novos conhecimentos adquirem significado para o sujeito e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva.” (Moreira, 2010, p. 2) A qualidade da água é um tema recorrente na nossa sociedade, fruto, sobretudo, de tempos recentes em que a sua escassez se fez sentir em Portugal e noutras regiões do nosso planeta. Sendo este um dos temas abordados pelo currículo de Ciências Naturais no 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, e numa perspetiva de tornar as aprendizagens dos nossos alunos cada vez mais significativas, estes foram desafiados, pela prática laboratorial, a compreender alguns dos processos de tratamento da água. O objetivo foi cumprido, registando-se um bom envolvimento dos alunos. Os professores de Ciências Naturais | 2º Ciclo “Eu gostei muito desta experiência, que nunca tinha feito. Foi interessante e aprendi mais algumas coisas para os dias de hoje. Até já quero fazer em casa, com os meus pais e mostrar-lhes para que é que serve. Conseguir separar o sal da água, depois de misturados foi, para mim, uma grande surpresa.” Francisco Laurêncio | 5ºG “Eu gostei muito da aula e até vou tentar repetir os passos da experiência em casa. Na minha opinião, no ano passado, o ABCiência foi muito bom, mas agora ainda está a ser melhor. Podemos fazer experiências em grupo e aprender mais em grupo”. Matilde Rosado | 5ºG “Eu acho que as aulas no laboratório são uma ótima oportunidade para nós vermos e praticarmos o que ouvimos e aprendemos na sala de aula. Desta forma, conseguimos entender melhor os processos de tratamento da água e como se aplicam no dia-a-dia, para que a água potável não acabe.”. Joana Cifuentes| 5ºG