A Direção do 2º ciclo No passado dia 17 de outubro, as turmas de sexto ano apadrinharam as turmas de quinto, oferecendo um pequeno cartão a cada aluno do quinto ano, no qual deixaram uma mensagem de afeto e incentivo aos seus afilhados. Esta iniciativa é já um hábito do segundo ciclo e espera-se que este momento de partilha seja o primeiro de muitos, de modo que prevaleça entre padrinhos e afilhados um ambiente de alegria, brincadeira, entreajuda e, essencialmente, de crescente amizade ao longo do ano letivo. A importância desta atividade vai para além do simples auxílio na adaptação dos novos estudantes à escola e à rotina académica, contribuindo, também, para o desenvolvimento de habilidades sociais, solidariedade e senso de responsabilidade, tanto nos padrinhos quanto nos afilhados. O apadrinhamento promove um ambiente escolar acolhedor e seguro. A transição para uma nova etapa de ensino pode ser assustadora para muitos alunos do 5.º ano. A presença de um padrinho cuidadoso e atento pode ajudar a aliviar esses receios e preocupações, permitindo que os mais novos se sintam mais à vontade e confiantes em relação à escola, o que, por sua vez, pode levar a uma melhor participação nas aulas e um envolvimento/desempenho académico mais consistente. A atividade do apadrinhamento também procura fomentar um sentido de responsabilidade e compromisso. Ao assumirem o papel de orientadores, os alunos do 6º ano aprendem a importância de cumprir com suas obrigações e de serem modelos positivos para os mais novos. Isso contribui para o seu amadurecimento e crescimento pessoal, preparando-os para futuras responsabilidades na vida adulta. A Direção do 2.º Ciclo Alguns testemunhos… Sou nova na escola e gostei muito da ideia de ser madrinha de uma menina do 5F. A minha DT não me disse logo o nome da minha afilhada e quando fui entregar o cartão à sala de música, onde a turma estava a ter aula, descobri que a minha afilhada tinha o mesmo nome e apelido que eu! Foi logo um bom começo… Leonor Baptista | 6F Eu acho que o apadrinhamento é uma atividade muito engraçada. É uma oportunidade de fazer com que os novos alunos não se sintam sozinhos e que conheçam outros amigos. Eu gosto de ter uma afilhada do quinto ano para poder conversar e brincar. Sofia Amaral | 6F O meu afilhado é divertido e estou a gostar de o conhecer. Vicente Gonçalves | 6F “Eu gostei muito de conhecer o meu padrinho e de descobrir que temos muito em comum. Foi uma experiência muito boa!” Leonor Silva | 5C “Tendo um padrinho, quando estivermos tristes, podemos ir falar e contar algum problema e ele vai dar-nos um conselho para melhorar…” Isabella Cortés | 5C “O apadrinhamento foi muito divertido e agora podemos contar com alguém, sempre que tivermos um problema!” Teresa Costa | 5C “Gostei da ideia do apadrinhamento, porque conhecemos mais uma pessoa que já esteve no 5.º ano e pode ajudar-nos nas nossas dificuldades.” José Costa | 5F “O apadrinhamento ajudou-me muito e agora estou quase sempre com o meu padrinho. É importante, pois ajuda algumas pessoas a ultrapassarem as dificuldades que elas têm.” Gonçalo Correia | 5F