Prof. André Morais, Inês, Rita e Guilherme No âmbito da disciplina de História, foi-nos proposto que realizássemos um trabalho de investigação sobre um familiar nosso que tenha presenciado momentos históricos importantes. O objetivo é que concluíssemos que todas as pessoas fazem parte da História e podem contribuir de maneiras diferentes para mudar o seu presente e construir um novo futuro. Escolhi falar sobre o meu Avô porque, desde sempre, em momentos familiares, ouvíamos as suas histórias, contadas com tanto entusiasmo, e eu sempre gostei de as ouvir. O meu Avô viveu muitos anos em Marrocos, durante o Estado Novo, numa cultura completamente diferente da nossa, onde teve de ultrapassar desafios e obstáculos, desenvolvendo-se pessoal e profissionalmente.
Como mencionei no meu trabalho, gostei bastante de fazer esta investigação, uma vez que pude conhecer mais sobre o passado do meu Avô e, ao mesmo tempo, aprender imenso com ele. Aprendi sobretudo que “o que não nos mata, deixa-nos mais fortes”, ou seja, percebi que mesmo depois de todos os problemas que surgiram na sua vida, o meu Avô conseguiu ultrapassá-los todos da melhor maneira possível e nunca deixou de ser feliz. A minha parte favorita na realização deste trabalho foi, sem dúvida, ver todas as fotografias e recortes de jornais que o meu Avô guardou religiosamente e ver a sua alegria ao contar cada detalhe da sua vida. Agradeço ao Professor esta oportunidade! Inês Rodrigues | 9.º D Para o trabalho de História do 2.º Período, o Professor André Morais pediu uma investigação histórica sobre um familiar nosso. Decidi, então, fazer uma entrevista à minha Avó sobre a sua experiência na Revolução de 25 de Abril. Fomos para casa do meu Tio e realizei o meu trabalho. Eu penso que a maioria dos meus colegas escolheu falar sobre os Avôs, por serem homens e muitos terem participado na Guerra Colonial, mas eu considero que as mulheres também tiveram um papel vital e que devemos reconhecer o seu esforço. Com este trabalho, aprendi que o desempenho das mulheres em guerras e revoluções é igualmente importante. Adorei realizar esta investigação porque passei tempo de grande qualidade com a minha Avó e descobri mais sobre a sua vida, enquanto realizava um trabalho para a escola. Rita Albuquerque Miranda | 9.º E A pedido do Professor de História, realizei um trabalho de pesquisa sobre um familiar que viveu acontecimentos históricos relevantes. Escolhi o meu bisavô materno, Joseph de Smet, pois desde pequeno que ouço histórias sobre as aventuras que viveu. Achei uma ótima oportunidade! Realizei um documentário bastante longo em que contei, com ajuda da minha Avó, as peripécias da saída do meu bisavô da Bélgica devido aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial. A sua experiência foi um verdadeiro “filme”, com uma fuga a nado enquanto era baleado e, inclusivamente, um episódio em que foi preso quando pedia informações em Espanha. Adorei fazer este trabalho, pois aprendi imenso sobre o meu bisavô e a minha Avó, que me contou todos os detalhes, e estava muito contente por partilhar as aventuras do seu pai. Sem dúvida que este trabalho de História não será esquecido! Guilherme Canelas | 9.º F Procedendo à continuação do projeto de investigação iniciado no ano letivo transato, os alunos do 9.º ano foram desafiados a (re)descobrir episódios da vida dos seus antepassados mais próximos com o objetivo de constatarem que todos somos intervenientes relevantes do nosso tempo histórico. Efetivamente, a História, ao tentar colmatar os interstícios do passado, permite a aquisição de uma nova perspetiva sobre o nosso presente e contribui ativamente para que coloquemos os nossos dons na construção do futuro das gerações vindouras, o qual desejamos sempre que seja de Paz e União entre todos os Seres Humanos. André Morais | Professor