> Seara > | Sopros da vida |

| Sopros da vida |

No enquadramento do projeto “Olhar para o ar”, EMRC desafiou os alunos a conhecerem a história de Adão e Eva. Entre brincadeiras e pinturas foi possível encontrar a presença de Deus no momento da Criação, o “sopro da vida”.

E assim, de forma simples, levar os alunos a refletir sobre a vida e o seu sentido. Para que todos os dias sejam um constante “sopro da vida”.

Tânia Brites | Professora EMRC 2.º ciclo


I need air to grow

19 de Março de 2019. Dia de São José e Dia do Pai. Dia de festa, dia de alegria. Respira-se no ar entusiasmo, curiosidade e amizade nos salesianos de Lisboa. No pátio, tendas brancas começam a ganhar forma, palavras, cor e desafios para miúdos e graúdos.

Neste dia, o projeto “A olhar para o AR” ganhou asas e voou orgulhosamente pelo céu perante os olhares atentos das crianças e educadores.

O grupo de Inglês e de Português, juntamente com os alunos do 5º ano, prontificou-se a refletir sobre o impacto da palavra “ar” nas respetivas disciplinas. Nesse sentido, os alunos foram motivados a pesquisar charadas, provérbios, lengalengas, adivinhas, expressões idiomáticas e canções relacionadas com a palavra AR. Com a ajuda dos professores, nasceram jogos de tabuleiro, cartazes muito coloridos e informativos, rimas bastante divertidas e apelativas e, acima de tudo, espírito de equipa e entreajuda.

Durante as diversas atividades, a diversão e aprendizagem estiveram no AR, os sorrisos facilmente deram AR da sua graça e ninguém foi ao AR e perdeu o lugar nesta viagem inspiradora! Os alunos cantaram animadamente no pátio as rimas premiadas ao ritmo dos diversos instrumentos tocados pelos docentes da disciplina de Educação Musical.

I need air to breathe
I need air to grow
I need air to fly
I need air to glow!

Let’s clean the air
Let’s make it bright
Because we care
And that’s all right!

Professoras de Inglês | 2.º Ciclo


“Nesta atividade desafiaram-nos a criar uma rima sobre o “ar”. Todos criámos uma e, no fim, foram escolhidas três rimas na turma.

Este trabalho teve como objetivo criar um RAP em grupos para cantarmos durante a festa de São José. Assim, subimos ao palco, cantámos o nosso “rap” e ganhámos um carimbo para o nosso passaporte.
Foi uma atividade muito divertida e acho que foi uma ótima ideia”. 

Matilde Matos | 5.º C


Ecos da Festa de S. José a “Olhar para o ar!”

Na Festa de S. José, a variedade de atividades encheu o dia com conhecimento e divertimento.

Com a ajuda do passaporte que nos entregaram no princípio do dia fomos percorrendo as diferentes atividades e experimentando o que elas nos ofereciam.

Nos jogos matemáticos era necessário muito raciocínio. Eu (Bianca) não consegui alcançar o objetivo de ir representar a escola no encontro no Porto, mas mesmo assim diverti-me imenso.

O filme que vimos foi o “Up”, onde milhões de balões, cheios de hélio, um gás que compõe o Ar, içavam uma casa para a transportar.

Na conferência, no auditório 1, ficámos a perceber como funcionam os balões de ar quente, que agora são usados para atividades de divertimento e desporto mas que, na I guerra mundial, foram serviram como meio de transporte.

Na Eucaristia, sentimos a falta de alguns elementos do coro. Estava mais vazio, o que foi pena.

Contudo, rezarmos pelos nossos pais, lembrando o Dia do Pai, foi uma forma de agradecermos a Deus o dia-a-dia que temos com os nossos pais. 

Bianca Amorim e Mónica Tavares | 6.º A  e 6.º B


Eu gostei muito da Festa de S. José!

A ideia dos passaportes foi muito engraçada e divertida, pois cada posto tinha atividades diferentes e de acordo com as disciplinas que temos. Respirámos: problemas, charadas, adivinhas, canções, cartazes, paraquedas…
Renovámos o “AR” nesse dia!

Isabel Pimentel | 5.º D


No dia 19 de março, realizou-se a melhor festa de sempre! Foi muito divertida e as atividades eram entusiasmantes.

Gostei bastante do passaporte e dos carimbos. Eu e as minhas amigas fizemos tudo para acabar. Além disso, gostei de participar no “Som do Ar” com os tubos.

Clara Moreira | 5.º D


Eu gostei muito do dia de S. José, pois as atividades estavam todas muito bem preparadas e forma muito divertidas.

Aprendi muito sobre o Ar! Acho que devíamos repetir para a próxima festa.

Carolina Feio5.º D


A Festa de S. José foi divertidíssimo, principalmente a palestra sobre o AR com o Capitão Rui da Força Área e os jogos que decorreram nos diferentes espaços da escola.

Manuel Rebelo5.º D