| Auto da Barca do Inferno |

> Seara > | Auto da Barca do Inferno |

| Auto da Barca do Inferno |

Na passada terça-feira, foi-nos dada a oportunidade de assistir à peça Auto da Barca do Inferno pela Companhia de Teatro Arte de Encantar. Todos nós fomos muito cativados pelos atores que, realmente, colocaram a imensa plateia a rir. No fim, a grande mais-valia foi o facto de conseguirmos consolidar os conhecimentos sobre a obra. Foi certamente uma experiência enriquecedora e a repetir! 

Inês Almeida | 9.º D


Ir ao teatro assistir à dramatização da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, foi uma oportunidade divertida de não só solidificar o estudo que fizemos em sala de aula mas também de celebrar a Literatura Portuguesa!

Sebastião Saraiva | 9.º B


O Auto da Barca do Inferno é uma peça cómica e com bastante ritmo!

O mais enriquecedor foi o facto de nos ter sido dada a oportunidade de testemunhar a obra sobre duas perspetivas magníficas: a primeira, na sala de aula, onde dramatizámos de forma livre e de acordo com o “nosso sentir”; a segunda, já no teatro, com profissionais que interpretaram os seus papéis e que nos ajudaram a sistematizar a grande obra de Gil Vicente!

Maria Malaquias e Beatriz | 9.º H


No dia 22 de janeiro, fomos ver a representação teatral da obra Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, pela companhia de teatro Arte d’Encantar.

A peça a que assistimos, muito embora não respeitasse a ordem de entrada das personagens-tipo estudada durante as aulas, foi muito bem representada, pelo que acho que esta diferença não interferiu com a qualidade dos atores em palco nem com a compreensão da obra.

Ao assistir a esta representação, compreendi melhor cada miniação que analisei nas aulas.

Ainda que tenha apreciado o trabalho de todos os atores, a personagem de que mais gostei foi o Parvo, pois consegui assistir a todos os cómicos em pleno palco e adorei a sua interação com as outras personagens-tipo.

Na minha opinião, esta visita de estudo foi muito produtiva, esclarecedora e divertida!

Carolina Figueiredo | 9.º C


Na terça-feira passada, dia 22, todas as turmas do nono ano fizeram uma visita de estudo ao teatro para assistir à peça Auto da Barca do Inferno, no âmbito da disciplina de Português.

A representação foi bastante idêntica à peça de Gil Vicente. Vimos desfilar todas as personagens, apenas com uma ordem diferente. Foi muito interessante, pois esta experiência veio complementar a análise que fizemos nas aulas e permitiu-nos ter uma visão completamente diferente das várias cenas estudadas.

A peça durou cerca de uma hora e foi muito divertida! As personagens interagiram com o público e chegaram mesmo a convidar alguns alunos para participar em palco, como na cena da Alcoviteira e na dos Quatro Cavaleiros! Esta interação tornou a peça ainda mais apelativa!

A minha personagem favorita foi Florença, a única personagem secundária do auto vicentino. Também gostei muito da cena da Alcoviteira, em que uma colega da minha turma foi chamada ao palco para fazer de moça. 

Considero que esta foi uma experiência muito enriquecedora e que, sem dúvida, nos deixou uma perspetiva mais real da mensagem de Gil Vicente.

Inês Leal | 9.º F


Assistir ao Auto da Barca do Inferno foi uma atividade enriquecedora, ajudou-nos na compreensão de alguns pormenores da obra e ficámos interessados em saber mais sobre o teatro vicentino. Ao visualizar a peça, rimos com quase todas as personagens-tipo, que tão bem souberam dar vida à obra do grande dramaturgo português Gil Vicente. A cor, os efeitos luminosos e sonoros enalteceram a peça teatral.

Maria Agrela | 9.º A


No dia 22 de janeiro, tivemos a oportunidade de ver a encenação ao vivo da obra já previamente estudada em aula ao longo do nono ano, o Auto da Barca do Inferno, por Gil Vicente.

Foi uma experiência muito educativa e enriquecedora. Foi também fundamental para conseguirmos visualizar as palavras de Gil Vicente e para apreciarmos o imenso talento dos vários atores do Teatro Português.

Muito obrigado por esta visita!

Mariana Gonçalves | 9.º G