A propósito do Dia Mundial do Braille, que se celebra a 4 de janeiro, na sexta-feira, dia 11, a professora Joana Nogueira, que em tempos fez uma formação sobre o sistema braille, esteve no Canteiro de Letras a partilhar o seu conhecimento com todos os presentes: uma sala cheia de olhos curiosos e tato muito atento!
A sessão iniciou-se com a apresentação de um vídeo sobre a história do braille e foi uma grande surpresa para todos descobrir que este código se baseou num outro, mais complexo, criado a pedido de Napoleão, que pretendia encontrar uma forma dos seus soldados comunicarem durante a noite, sem emitirem sons e sem necessitarem de luz.
Ao visionamento dos aspetos históricos, seguiu-se a apresentação do alfabeto em braille e o contacto com diversos livros, cujas histórias podiam ser lidas quer com os olhos quer com os dedos, desde Helen, a menina do silêncio e da noite até à popular história dos “Três Porquinhos”.
Em seguida, o desafio lançado foi descodificar uma mensagem escrita em braille sobre o Canteiro de Letras. Desafio esse superado com muito mérito!
Para terminar, todos tiveram a possibilidade de escrever e sentir o seu nome em código braille. Reinou o empenho e, por fim, a satisfação perante o resultado conseguido.
Foi muito emocionante observar a atenção, a curiosidade e o entusiasmo que os alunos revelaram durante as diversas atividades desenvolvidas.
A semente que lançámos, certamente que, ao longo do dia, germinou junto dos amigos e familiares! Para os mais curiosos, aqui fica o link do vídeo sobre a história do braille.
Visto que os membros do Canteiro das Letras são muito curiosos e querem, cada vez mais, fazer parte de uma comunidade esclarecida e inclusiva, já estão a ser preparadas sessões sobre Língua Gestual e ColorAdd.
O saber não ocupa lugar! Apareçam!
*Canteiro de Letras
Testemunhos
Adorei esta atividade! Sempre tive curiosidade de saber mais sobre braille!
Laura Santos | 5A
Gostei muito desta atividade. Agora vou escrever muitas coisas em braille!
Carlota Pires | 5A
Eu gostei muito desta atividade e acho que devíamos repetir mais vezes!
Carolina Feio | 5D
Gostei muito desta atividade! É muito giro aprendermos coisas novas!
Manuel Pinto | 5D
No dia 11 de janeiro, aprendemos braille no Canteiro de Letras. Ficámos a saber quem inventou e como. Também aprendi a escrever o meu nome.
Matilde Filipe | 5H
No dia 11 de janeiro, no Canteiro de Letras, a professora Joana Nogueira trouxe uns livros em braille, com ilustrações em relevo e alguns com cheiro, pois a atividade era sobre braille. Houve muitas atividades engraçadas. Achei muito interessante, pois nós não o utilizamos e quem não foi devia pesquisar mais sobre o assunto.
Beatriz Berto | 6B
No dia 11 de janeiro, no Canteiro de Letras, fizemos uma atividade sobre braille bastante interessante porque aprendemos a escrever o alfabeto neste código.
Maria Branco | 6B