| Uma noite na biblioteca |

> Seara > | Uma noite na biblioteca |

| Uma noite na biblioteca |
“Uma noite na biblioteca” é uma atividade marcante.

Quando entrei para esta escola, como educadora, fui desafiada pela Ana Barros, juntamente com a Joana Oliveira, a organizarmos a primeira noite na biblioteca do 3ºano. Estávamos no ano de 2010. Foi um sucesso e recordo-me dela como se fosse hoje: a alegria da novidade estampada no rosto das crianças, o protagonismo, autonomia e empenho na preparação da atividade de grupo, os adereços intermináveis, preparados com tanto amor, o medo/ excitação de dormir na escola com a turma. A Boa Noite ao jeito de D. Bosco, dada pelo padre Artur,  os ritmos do professor Morais,  o acompanhamento incansável do professor Agostinho, o apoio da vigilante Sofia, o “gericopocopocá” da professora Ana David … As bolachinhas e o chá da “avó Idalina”, o professor Tiago de roupão e chinelos de quarto…A confusão de sacos-cama espalhados pelo chão, as insónias, as idas à casa de banho, os ressonares, as flatulências …

Escrevo este texto, em 2018, às 1h13m do dia 1 de dezembro, deitada num colchão, na biblioteca da nossa escola.

A atividade da “Noite na biblioteca” já vai na 4ª edição e, apesar dos protagonistas serem diferentes, as vivências e sensações são idênticas às de 2010: os olhares curiosos, os medos, o empenho, as conquistas… No fundo, as vivências significativas, provavelmente, gravadas para sempre nos seus corações, mais do que qualquer outra experiência de 3ºano. 

Obrigada, Ana Barros, pelo desafio de há 8 anos.

Esta noite, agradeço especialmente às minhas colegas de grupo: Eva Torres, Melissa da Conceição e Carla Levita por abraçarem o desafio e por sonharmos juntas, apesar de todas as dificuldades, pois não é fácil deixarmos a família. 

Se vale a pena? Como diz o ditado: “tudo vale a pena se a alma não é pequena”

E a minha, hoje, está cheia!

Por aqui, já tudo dorme.
Boa noite!

Catarina Miranda | Professora