| 11 A1 na Biblioteca de Arte Fundação Gulbenkian |

> Seara > | 11 A1 na Biblioteca de Arte Fundação Gulbenkian |

| 11 A1 na Biblioteca de Arte Fundação Gulbenkian |Conceptualmente, consideram-se livros de artista aquelas obras cujo suporte físico ou de inspiração remete para a forma física de um livro, ou cuja utilização implica uma aproximação à utilização de um livro.
16/60 – contextos e margens, Ana Gonçalves, Rita Castelo-Branco, Sara Matos, José Caissoti
 
É fácil afirmar que um livro de artista é um livro criado como uma obra de arte original, em vez de uma reprodução de uma obra pré-existente. E também, que é um livro quando integra os meios formais, da sua realização e produção, com os conteúdos temáticos e estéticos. De qualquer modo esta definição levanta mais questões que respostas: o que é uma obra de arte “original”? Tem que ser um trabalho único? Pode ser uma edição? Um múltiplo? Quem é o fazedor? É o artista que tem a ideia? Ou só se ele/ela fizer todo o trabalho envolvido na produção – imprimir, pintar, encadernar, fotografia, ou tudo o mais que estiver envolvido?
The century of artists books, Johanna Drucker
 
Pode-se sempre cair na definição Duchampiana:
“É um livro de artista se um artista o fez, ou se um artista diz que é”.
New artists’ books, Lucy Lippard
 
…Book art pode ser vista como uma arte de ação, uma espécie de happening ou teatro, considerando a situação em que o trabalho é experienciado, e que exige a participação do leitor. O livro fica no centro de tal situação, mas a experiência da situação é controlada pelo leitor.
Turning over the pages: books in contemporary art, P. Buchler
 
Livros de artista são livros ou objetos em forma de livro sobre os quais, na aparência final, o artista tem um grande controle. O livro é entendido nele mesmo como uma obra de arte. Estes não são livros com reproduções de obras de artistas, ou apenas um texto ilustrado por um artista. Na prática, esta definição quebra-se quando o artista a desafia, puxando o formato livro em direções inesperadas.
Artists’ books – the book as a work of art, 1963-1995, Stephen Bury *
 
O 11A1 visitou, no dia 30 de novembro, o acervo da Biblioteca de Arte Fundação Calouste Gulbenkian não só por ser a maior coleção portuguesa de livros de artista mas também no sentido de clarificar o conceito de livro de artista.