Ricardo Baptista Dias
No passado dia 16 de maio, decorreram na nossa escola, pela primeira vez no 2º ciclo, as Olimpíadas Nacionais de História para os alunos do 6º ano. Três alunos de diferentes turmas, representaram os Salesianos de Lisboa, numa prova com cerca de noventa alunos de todo o país. O concurso foi realizado online entre as 15h e as 16h, com a vigilância de dois professores de outra área disciplinar, neste caso, professores de Português, de forma a cumprir-se as regras estipuladas pela organização.
Partilho, alguns “feedbacks” dos principais intervenientes:
“Apesar do ambiente descontraído que se viveu pouco antes do início da final, os alunos encararam a missão de representar o colégio com muita seriedade. Enquanto professora, foi um gosto enorme viver esta experiência.”
Professora Susana Ramos
“Foi com agrado que aceitei o convite para apoiar os nossos alunos nas Olimpíadas de História. O seu entusiasmo foi contagiante e mostraram uma dedicação a toda a prova. E tudo isto, numa atividade “extra”, sem qualquer impacto direto nas suas avaliações! Simplesmente pelo gosto que ganharam pela disciplina e pelo orgulho em representar a nossa escola. Muitos parabéns, estamos orgulhosos e gratos pelo vosso exemplo!”
Professor Bruno Carvalho
“Para mim, as Olimpíadas de História foram uma ótima experiência onde testei os meus conhecimentos, mas de uma forma descontraída e divertida. Eu gostei muito desta experiência e espero que outros alunos também a possam viver”.
Teresa Araújo, 6ºA
“Eu achei a experiência muito interessante e divertida. Gostei muito da iniciativa de começarem a fazer as Olimpíadas de História no 6º ano, pois gosto muito da disciplina. E tudo correu bastante bem, e achei que estava muito bem organizada.”
Tomaz Barreto, 6ºE
“No dia das Olimpíadas, estava um pouco nervosa, mas também entusiasmada. As perguntas puxaram pela minha mente. Tive de me lembrar das primeiras matérias que aprendi no 5º ano. Esta experiência, ficará para sempre na minha mente, foram muitas emoções e pensamentos, entre eles, muita alegria e gratidão.”
Rafaela Ferraz, 6ºH
Posto isto, acredito piamente que os nossos alunos ficaram muito felizes simplesmente de participar neste concurso ao nível nacional, organizado pela Associação de Professores de História, com sede em Lisboa.
De agradecer também à Informática da escola por toda a ajuda mais técnica e aos professores Bruno Carvalho e Susana Ramos, que desde logo se prontificaram a ajudar o departamento de HGP do 2º ciclo.
Perante o entusiasmo vivido, certamente que no próximo ano letivo, as Olimpíadas de História serão uma experiência a viver por novos alunos da nossa escola.
Ricardo Baptista Dias, professor de HGP