| Visita de estudo a Mérida |

> Seara > | Visita de estudo a Mérida |

| Visita de estudo a Mérida |Todos os anos, o 7º ano se mobiliza para uma emocionante e divertida viagem a Mérida. Apostamos num verdadeiro e rico regresso ao passado, ao contacto com uma realidade com 2000 anos de existência, que permite aos nossos alunos conviverem com os testemunhos da civilização romana.

Este ano, o dia escolhido foi o dia 16 de março. A partida, quase de madrugada, obrigou a um esforço adicional de levantar mais cedo, que foi devidamente compensado! À chegada a Mérida, as turmas foram devidamente divididas em três grupos, à responsabilidade de cada professor de História. No meu caso, iniciámos a visita pelo Museu Nacional de Arte Romana. Imponente pela sua estrutura e magnífico pelo seu conteúdo, permitiu-nos um contacto com peças originais devidamente enquadradas, localizadas inicialmente no Teatro, Anfiteatro, Circo, Fórum ou em casas particulares, as domus. Falamos de esculturas, painéis esmagadores pelo tamanho de mosaicos, pinturas e bustos, mas também de objetos que marcavam o quotidiano das populações.

De seguida, um périplo pela cidade levou-nos junto do antigo Fórum municipal, com as suas estruturas e templos, da ponte romana sobre o Rio Guadiana e ao Arco de Trajano, ponto fundamental de ligação entre os dois pontos centrais da cidade romana.
Por fim, terminámos a visita no Anfiteatro, local de lutas entre gladiadores e no Teatro, ainda hoje em condições de oferecer verdadeiros espetáculos muito procurados pelos apreciadores.

Para um melhor acompanhamento da visita, os alunos levaram um guião, realizado pela professora estagiária Rita Pereira, que os levou a apurar a vista, em busca de pormenores dos elementos visitados e a ouvir com atenção as explicações dadas pelos professores.

No fim, houve tempo para comprar umas recordações, deambulando pelas lojas da cidade. O regresso revelou um conjunto de alunos e professores cansados, mas contentes por um dia bem passado e enriquecedor pela importância dos vestígios encontrados.

Jorge Neto | Professor