Na Semana da Leitura, a minha turma teve a oportunidade de, na aula de Português, experimentar algo diferente. Num ambiente relaxado, colocámo-nos em roda, sentados em almofadas no chão da sala, e falámos, um a um, sobre o livro que estamos a ler (ou que vamos começar a ler).
A leitura é algo muito importante para o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa: permite expandir os horizontes da imaginação e, também, ver o “outro lado das coisas”, ver um além mais longe do que pensamos no dia-a-dia, e isso apenas se descobre a ler. Acho, quer dizer, tenho a certeza, que a leitura deveria ser algo mais “visitado” na sala de aula.
Com esta atividade, conheci livros que me eram totalmente desconhecidos, também fiquei a conhecer melhor os meus colegas porque os ouvi falarem sobre aquilo de que gostam e o que lhes interessa. Devo dizer que fiquei curiosa em relação a algumas das escolhas dos meus colegas, mas, neste momento, já tenho uma boa seleção de livros para ler. Definitivamente, ficaram gravados na minha memória alguns títulos que vou ler quando terminar as “minhas” leituras.
Carolina McVey | 7E
A semana da leitura foi uma semana em que se fizeram várias atividades relacionadas com a leitura como, por exemplo, a apresentação de um livro marcante aos colegas e também tivemos a oportunidade de ler nas aulas.
Com as apresentações dos colegas, fiquei a conhecer livros novos, infantis, policiais, de aventura, etc. Para mim, esta semana da leitura ajudou-me e motivou-me para a leitura, pois antes desta atividade eu não tinha qualquer interesse em ler.
Tudo começou na segunda-feira. Eu não tinha trazido o livro. Felizmente, a professora tinha trazido três livros e emprestou-me um. Foi aí que comecei a ler e entusiasmei-me com ele. Gostei muito desta experiência de ler na sala de aula, porque me motivou e vai ajudar- me na disciplina de Português.
Na minha opinião, ler é importante, pois faz-nos entrar noutro mundo, no mundo da imaginação! Adorei esta atividade e espero que se volte a repetir.
Sebastião Arnaldo | 7H
“O Sebastião nunca foi de muitas “leituras”. Enquanto pais, temos consciência da importância que a leitura assume, principalmente no desenvolvimento das crianças e jovens. Não apenas nos “mundos” que a leitura lhes pode trazer e nas vantagens óbvias que isso terá na disciplina de Português, mas também nas implicações positivas (e necessárias) que os “bons hábitos de leitura” têm em todas as disciplinas. Na interpretação de um problema matemático, na boa comunicação oral, na seleção da resposta correta a uma pergunta de escolha múltipla, na compreensão de um excerto de História, na redação de um texto abstrato, entre tantas outras vantagens que tem um bom leitor.
Desde cedo procurámos incutir ao Sebastião bons hábitos de leitura, mas nunca com grande sucesso. À medida que foi crescendo, experimentámos vários estilos, áreas e coleções adaptadas à idade. Construímos uma pequena biblioteca. O Sebastião foi lendo alguns livros, mas sempre com um sentimento de obrigação. O “clique” do gosto pela leitura nunca se deu, até que um dia chegou a casa com um entusiasmo diferente quanto à leitura. Numa iniciativa de leitura na aula de Português tinha escolhido um livro que estava a gostar muito de ler. Ainda nesse dia foi à biblioteca requisitar o livro para o terminar. Em 7 anos no Colégio terá sido a primeira vez que foi à biblioteca requisitar um livro…
O caminho começou, finalmente… Agradecemos ao Colégio e à Professora de Português esta iniciativa da semana da leitura. O incentivo da leitura é chave para o bom crescimento e aprendizagem de todos e iniciativas como esta ajudam a combater outros vícios concorrentes. Promover e incentivar a boa leitura é uma responsabilidade dos pais, mas também da escola e as estratégias que funcionam com uns provavelmente não funcionarão com outros. Temos que procurar a estratégia certa no momento certo para cada criança. E depois aproveitar “o clique”.
Todos gostam de ler! Há é quem ainda não saiba que gosta…”
Joana e Afonso, pais do Sebastião Arnaldo | 7H