Quando me foi lançado o convite, decidi aceitar fazer parte deste projeto porque me pode ajudar a conseguir terminar os testes e, apesar de durar pouco tempo (em relação ao ano letivo), irá fazer toda a diferença.
Eu acho essa ação importante porque me irá ajudar a melhorar as notas, a terminar os testes, a organizar o meu estudo, em casa e na escola, e a organizar o tempo porque tenho atividades extracurriculares e quero ter tempo livre.
Aos alunos que sejam convidados a integrar esta atividade, recomendo que aceitem o desafio porque até agora está a corresponder às minhas expetativas e foi importante para mim saber o que devo melhorar e perceber onde sou melhor.
Joana Delgado – 7ºB
Os estudos em Educação e Psicologia referem que muitas das dificuldades de aprendizagem existentes entre os jovens são explicadas pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem.
Neste sentido, o Departamento de Psicopedagogia e Necessidades Educativas (DPNE), em articulação estreita com o 3ºCiclo e a coordenação do 7º ano, propôs-se desenvolver, com um grupo de alunos do referido ano (identificados e propostos por cada Diretor de Turma) uma atividade no âmbito dos métodos e hábitos de estudo, de caráter extra letivo, mas, ao mesmo tempo, que fosse suficientemente apelativa para motivar a participação de alunos e (na retaguarda) dos respetivos Pais/Encarregados de Educação.
O primeiro grupo arrancou com 10 alunos, no início de janeiro 2018, e a atividade realizou-se semanalmente na sala de desdobramentos do 8º ano. Fizeram-se 8 sessões que terminaram no passado dia 1 de março de 2018.
Esta atividade teve como objetivos principais:
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Promover no aluno um maior autoconhecimento da forma como habitualmente corresponde às tarefas escolares que lhe são propostas;
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Desenvolver competências de planeamento e organização do estudo, permitindo levar os alunos a organizar não só o seu local de estudo, como também a planear o tempo e a sessão de estudo;
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Desenvolver técnicas de estudo adequadas ao estilo de cada um;
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Fornecer ferramentas concretas que ajudem os alunos na planificação do estudo.
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Concretizar os anteriores, num ambiente de trabalho cooperativo, que fosse equilibrado e suficientemente informal, para não ser visto como “mais uma aula” ao final da tarde!
Foi usada uma metodologia de trabalho informal, em pequenos grupos, que foram mudando ao longo das sessões, nas quais, gradualmente, se foram introduzindo estratégias e ferramentas (ex: agenda de TPC´s, cartolina da planificação semanal, entre tarefas de estudo e lazer, etc.) que os alunos foram juntando em 2 pastas específicas. Uma delas foi sempre fornecida ao aluno que a levava e trazia sessão após sessão, ao passo que outra ficava na posse dos organizadores da atividade e era utilizada/completada apenas durante o decurso das sessões.
Sensivelmente a meio da atividade, foi enviado um mail a cada um dos pais dos alunos participantes, não só com o balanço possível da participação do seu filho(a) até então, mas também apelando para que se envolvessem na monitorização e ajuda à planificação pretendida.
Finalmente, é de reconhecer que se pretende dar continuidade a esta atividade com novos grupos, num futuro próximo, procurando melhorar alguns aspetos que resultaram, naturalmente, da avaliação realizada com este primeiro grupo!
Rosário Costa e António Rodrigues | DPNE