| Canteiro Literário |

> Seara > | Canteiro Literário |

| Canteiro Literário | No dia 16 de fevereiro, o Canteiro de Letras (clube de Português do segundo ciclo) floriu no pátio e desafiou alunos e alunas a recordarem textos já trabalhados nas aulas de Português. 

O desafio era descobrir a que texto ou obra pertenciam algumas frases que lhes eram apresentadas.                                                                              

Por entre uma bola lançada e uma obra citada, foi grande a animação e até o nosso famoso poeta Luís Vaz de Camões (na pessoa do Afonso Andrade do 5.º A, que tão bem o representou!) quis colaborar neste evento literário.

Desafio superado, foi tempo de, na semana seguinte, se passar ao “Interturmas Literário”. 

Todas as turmas de 5.º ano estiveram presentes com uma (ou mais) equipas e foi surpreendente o conhecimento que revelaram. 

A tipologia textual apresentada era variada: desde textos informativos, fábulas, lendas, contos tradicionais, até outras obras de autores nacionais e estrangeiros. Essa diversidade textual não intimidou os nossos participantes que, com entusiasmo e num verdadeiro espírito de equipa (opinião daqui, parecer dali), conseguiram provar que, afinal, na época do virtual, a literatura também faz parte do seu mundo!


Comentário das apresentadoras

Quando a professora perguntou se alguém da turma queria ser apresentador do “Interturmas Literário”, nós, como gostamos de participar em desafios e de fazer atividades diferentes nos recreios, colocámos logo o dedo no ar.

Quando o concurso começou, a sala estava cheia e nós estávamos nervosas, pois teríamos de ler em frente às equipas e anotar as pontuações.

Depois, fomos descontraindo porque estava tudo a correr bem, todas as equipas se mostravam bastante empenhadas e, para quem gosta de ler, não era tão difícil como estávamos à espera.

Achámos que foi uma grande diversão para nós e para os colegas que participaram.  

Luísa Justino e Leonor Franco | 5D


                                                                                            
Opinião da equipa do 5D

A nossa equipa participou no concurso “Interturmas Literário” e foi muito divertido porque relembrámos alguns textos que já tínhamos estudado nas aulas. Tornou-se ainda mais entusiasmante por serem muitas equipas.
Durante a atividade, ouvíamos os excertos e falávamos uns com os outros, em equipa, para tentar adivinhar os títulos dos textos (mas tínhamos de falar baixinho para não darmos pistas aos outros grupos). Conseguimos adivinhar todos, exceto um que era o “Hei de ser músico”, porque o tínhamos dado logo no início do primeiro período.
Gostámos muito desta atividade porque foi uma experiência diferente.

Francisco Azevedo, Margarida Pereira e Sofia Alves | 5D
                                                                                    


Eis dois dos excertos apresentados neste desafio literário:

“− Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarrega de apagar as palavras. Quando, porém, faz por nós alguma coisa de verdadeiramente nobre, ah… aí devemos gravar as palavras que o recordam na pedra da memória e do coração, onde nenhum vento do mundo as poderá apagar.” in Conto “Os Dois Amigos” 
João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete (seleção, adaptação e reconto)
Contos e lendas de Portugal e do mundo, Porto, Porto Editora; 2015, pp. 57-59

“Esta professora de Educação Musical lembrou-se de criar um grupo de música que fizesse com que os alunos gostassem de vir à escola. Os resultados têm sido muito bons, com os alunos não só a virem à escola, mas também a terem boas notas. “Esforço-me mais nas aulas por causa dos Stukata. Se tivermos negativas, a s’tora não nos deixa ir aos ensaios até melhorarmos.”, conta Esmeralda Moreno, 11 anos.”
Visão Júnior, n.º 138, novembro de 2015, pp. 44-46

Com o “Canteiro de Letras” mais desafios virão, porque o Português não é para temer, mas sim para ajudar a crescer!

Susana Silva Lopes | Professora de Português – 2º ciclo