| “Mamma-mia em Concerto” – 3º Ciclo |

> Seara > | “Mamma-mia em Concerto” – 3º Ciclo |

| “Mamma-mia em Concerto” – 3º Ciclo || “Mamma-mia em Concerto” – 3º Ciclo |No passado dia 16 de fevereiro, os alunos das turmas de primeiro semestre de Música (3º Ciclo) apresentaram-se em concerto. Foi o culminar de meses de trabalho, experimentação e fruição musical, num bonito momento de festa e partilha com o público. 

Por agora, é tempo de receber novas turmas e alunos, ansiosos por começar a trabalhar.  

Deixo-vos o testemunho de duas alunas do 9º ano que terminaram este ano o percurso em Música.

Prometemos voltar aos palcos em Junho! Até jazz!

Diogo Gonçalves | professor de Música 3º Ciclo


Durante este semestre, as turmas de música trabalharam em torno do tema “Mamma Mia”. Ao longo de várias aulas fomos desenvolvendo a música que tínhamos escolhido do filme, tentando chegar à perfeição. Após atingirmos este objetivo, começámos a tentar sincronizar a música com as imagens do filme, o que se revelou um grande desafio. 

O trabalho deste ano foi diferente do dos anos anteriores, uma vez que ao invés de demonstrarmos o fruto do nosso trabalho num concerto, demos vida à banda sonora do filme “Mamma Mia”, que nos contagiou a todos, acabando por tornar esta experiência incrível.

Inês Balula Santos | 9B


A música desempenha um papel importante na nossa cultura, estando presente permanentemente nas experiências do nosso dia-a-dia e desenvolvendo intelectualmente os seres humanos.

Em 2016, um estudo na University of Southern California’s Brain and Creativity Institute provou que a música acelera o desenvolvimento do cérebro, principalmente no que toca a línguas e capacidades de leitura. Ouvir música é muito importante, mas aprender a tocar um instrumento é ainda mais, há uma enorme diferença entre estudantes que tocam um instrumento e os que não desenvolvem qualquer atividade ligada à música. A inteligência é desenvolvida mais rapidamente e o foco aumenta consideravelmente.

No mundo de hoje, é cada vez mais importante desenvolver as chamadas “soft skills”, alunos que têm música presente no seu currículo são mais desenvolvidos emocionalmente, têm uma maior empatia em relação a outras culturas, apresentam uma autoestima elevada e aprendem a lidar com a ansiedade.

Pessoalmente, as aulas de música que tenho desde o quinto ano ajudaram-me a ter uma visão diferente do que é trabalhar em grupo, deu-me imenso prazer entrar todas as quintas feiras na aula de música com a “minha banda” e preparar concertos que nos trouxeram experiências como bem-estar e divertimento.

Luísa Carvalho Marques | 9D