Visita de Estudo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA)
No dia 20 de fevereiro de 2018, as quatro turmas do 4.ºano foram visitar o CIBA.
Logo no início, havia uma armadilha encontrada (que tinha sido construída pelo exército de Portugal) e um mapa, visto do céu, da organização dos dois exércitos. Depois vimos um filme que nos mostrou como é que Portugal venceu Castela, com a tática do quadrado, feita por D. Nuno Álvares Pereira. Na seguinte sala vimos e tocamos em várias réplicas de instrumentos de guerra e alguns colegas leram sobre essa mesma Batalha.
No final, reunimos e fomos lá para fora para ver mais armadilhas construídas. Foi muito giro!
No Mosteiro da Batalha, também tivemos visita guiada mas foi um bocadinho diferente, porque havia um Marquês e dois frades a apresentar-nos aquele monumento. O mais divertido foi a repetição do Marquês (que repetia algumas frases duas vezes) pois fazia-nos rir muito.
Vimos as Capelas Imperfeitas e capela dentro do Mosteiro com vários túmulos. Foi muito engraçado.
Esta durou o dia inteiro mas, como perceberam, foi FANTÁSTICA! Foi um dia muito diferente.
Laura Santos | 4C
O passeio à Batalha
No dia 20 de fevereiro, o 4.º ano organizou uma visita de estudo sobre a Batalha de Aljubarrota.
O 4.º A começou por visitar o Mosteiro da Batalha, onde encontrámos vários túmulos de reis e rainhas e uma igreja lindíssima. Seguimos uma visita guiada, onde atores, vestidos de prior e de marquês, nos mostraram como era o Mosteiro.
Logo de seguida, fomos almoçar num parque com muitos pinheiros.
Depois, visitámos o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota onde analisámos armaduras, armas e ossos de guerreiros. Vimos um filme para compreender como ocorreu a batalha.
Neste nosso passeio descobrimos muitas coisas novas! Foi uma grande viagem que nunca vamos esquecer!
Maria Arnaldo e Vasco Brou | 4A
Viagem no tempo à Batalha de Aljubarrota.
As turmas do 4.º ano foram a uma visita, no dia 20 de fevereiro.
A nossa máquina do tempo chamava-se autocarro e era muito lenta, pois demorámos 2 horas a chegar ao nosso destino, Aljubarrota.
Primeiro fomos ao Centro de Interpretação da Batalha Aljubarrota. Começámos por conhecer o museu, onde um senhor chamado Tiago Santos foi o nosso guia. Ele explicou-nos ao pormenor como tinha sido aquela batalha, passada naquele sítio. Depois vimos um minifilme muito bem explicado, que demorou 20 minutos. Logo de seguida fomos para o exterior, onde pudemos ter o ponto de vista do tamanho do campo da batalha.
Depois fomos almoçar e, a seguir, partimos na nossa máquina do tempo para o Mosteiro da Batalha. Lá, jogámos aos polícias e ladrões enquanto esperámos para entrar. Entretanto, a nossa professora avisou-nos que teríamos de fazer silêncio pois a visita iria começar. Foram uns atores, vestidos de monges e outro de marquês, que nos guiaram pelo Mosteiro e nos explicaram tudo.
Quando a visita terminou, voltámos a passar pelo Centro de Interpretação e comprámos umas lembranças. Depois fomos para a nossa máquina do tempo onde vimos um filme durante a viagem. Divertimo-nos muito!
Afonso Patrício, Eduardo Cruz e Joana Ratilal | 4B