A Físico-Química veio (re)visitar a História!

> Seara > A Físico-Química veio (re)visitar a História!

André Morais e Inês Matos

“No contexto da análise de conteúdos introdutórios da disciplina de História do sétimo ano, nos quais se enfatiza o processo de hominização, os alunos foram desafiados a conhecer de forma mais aprofundada um dos processos utilizados para a datação de vestígios pré-históricos, utilizando o Carbono-14.”

Trata-se de uma aprendizagem que somente poderá ser adquirida através do contributo fundamental das ciências Físico-Químicas, comprovando a necessidade de métodos holísticos de ensino e aprendizagem que reforcem a interdisciplinaridade que caracteriza a salutar interligação entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas.

Para alcançarmos este desígnio, beneficiámos da existência de uma Comunidade Aprendente no nosso Colégio, a qual representa exemplarmente a nossa forma de trabalhar e de ensinar.
Afinal, esta é a Casa onde moram as Artes e as Ciências e é do seu diálogo mútuo que nasce a verdadeira aprendizagem.

André Morais e Inês Matos | Professores

Nesta aula falámos de um tema diferente do habitual, mas que trouxe bastante curiosidade. Falámos da datação por Carbono-14! Os professores de História e de Físico-Química, juntos na mesma aula, explicaram-nos como se formava o Carbono-14 (que vem do Nitrogénio-14) e que, ao analisar a quantidade restante de Carbono-14 num fóssil e por comparação com uma escala, conseguimos datar a sua antiguidade. Penso que despertou muita curiosidade em todos e que poderíamos ter mais aulas em conjunto!

Manuel Ibérico Nogueira | 7.º E

Hoje tivemos uma aula de História partilhada com Físico-Química para aprender como se vê qual a idade de um determinado vestígio pré-histórico através da datação por Carbono-14. Depois de aprendermos como se faz este processo, os professores desafiaram-nos a responder a um quizz sobre o assunto e nós acertámos todas as perguntas!Gostámos muito da aula!

Simão Miranda e Simão Pereira | 7.º E