| O Obstáculo |

> Seara > | O Obstáculo |

| O Obstáculo |O importante é o obstáculo. Digamos que o aluno aprende quando encontra um obstáculo e perante esse obstáculo decide, decidimos com ele, ir procurar os recursos que nos permitem ensinar-lhe a ultrapassá-lo sozinho. Identificar os bons obstáculos, trabalhar naquilo a que nós chamamos os objectivos-obstáculo. (Meirieu)

Há toda uma pedagogia do obstáculo que é preciso reconstruir. Porque o fácil não cativa nem mobiliza. O fácil (o zapping) não nos implica, não nos constrói, não nos marca, não nos motiva. Aprender é conhecer e desafiar os nossos limites. É conquistar a distância, é chegar ao desconhecido. E aí saborear a alegria. Mas o obstáculo tem de ser alcançável.
Como nos ensina Vigotsky, o problema tem de situar-se na zona de desenvolvimento próximo do aluno para que a actividade possa ser um êxito e reforce o auto-conceito, o investimento no estudo, a alegria e o sentido do trabalho escolar.

Façamos, pois, das nossas aulas, obstáculos superáveis, desafios estimulantes. Mobilizemos recursos que ajudem o aluno a investir e reinvestir na descoberta da sua autonomia. São pequenos gestos, pequenos passos. E, sobretudo, implicação e participação. E crença na perfectibilidade do ser humano. E partilha. E esperança de que o amanhã vai ser um pouquinho melhor.

J. Matias Alves