Thirst project é uma organização americana sem fins lucrativos que ajuda comunidades africanas a terem água limpa e potável para beber e fazer a sua higiene diária.
Na verdade, é chocante sabermos que nós, portugueses, gastamos, em média, 220 litros de água por dia, enquanto estas comunidades vivem com menos de 18 litros.
Deste modo, observa-se que 663 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e, por isso, 4100 crianças morrem por dia devido a problemas associados a esta crise de água mundial. Para além disso, 80% da doença mundial também advém destes problemas, sendo a água muito importante para a manutenção da vida.
Percebemos assim o lema do projeto – Dar Água é Dar Vida. Veremos agora como este projeto chegou até à nossa comunidade.
Certo dia, a minha amiga Constança Santos Silva estava no Instagram quando viu uma publicação do Thirst Project e decidiu pesquisar sobre a iniciativa e sobre este problema de falta de água mundial. Ficou chocada com os números e decidiu que tinha de fazer algo para os mudar. Assim, contactou a organização dos EUA e depois de muitas conversações conseguiu trazer o projeto não só para a nossa escola, como para Portugal inteiro, sendo a responsável pelo Thirst Project Portugal em conjunto com quatro amigos que convidou para a ajudarem.
De facto, a motivação da Constança é extraordinária e, para além de conciliar os estudos com o Taekwondo (sendo uma das melhores), conseguiu também fazer voluntariado mostrando ser uma pessoa muito versátil. Conseguiu reunir equipas na nossa e noutras escolas e o projeto passou de uma ideia para a realidade.
Assim, a equipa da nossa escola tem-se reunido com frequência e é com prazer que anuncio que na Festa de São João Bosco iremos ter uma banca para angariação de fundos com jogos e atividades divertidas para entreter quem quiser lá passar e contribuir para esta causa tão nobre. Para além destas atividades, decorrem ainda a venda de pulseiras e as doações online (my.thirstproject.org/fundraiser/1232026).
Em suma, convido todos a participar nas atividades da festa e noutros projetos que faremos ao longo do ano, bem como a contribuir tornando-se voluntários, comprando pulseiras, doando online ou até mesmo espalhando a palavra. É importante que o Thirst Project se torne uma organização mais conhecida do que já é mundialmente e Portugal pode ajudar nesta causa internacional.
Podem também acompanhar as novidades do projeto nas páginas do Facebook (@thirstprojectpt) e do Instagram (@thirstproject_pt).
Ajude a ajudar e lembre-se: Dar Água é Dar Vida!
Miguel Gouveia | 11E3