Sejam todos muito bem-vindos a esta cerimónia de entrega dos prémios de valor e excelência.
Gostaria de iniciar esta minha intervenção com uma frase da Sagrada Escritura: “E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1)
Esta frase, retirada do primeiro livro da Bíblia, poderia muito bem expressar aquilo que estamos a viver hoje aqui. O Livro do Génesis apresenta-nos no seu primeiro capítulo uma metáfora da criação, estruturada em sete dias, para indicar a bondade de todas as coisas porque todas elas têm origem em Deus. No final de cada dia no qual Deus vai dando origem aos diferentes elementos da criação, o texto termina sempre com a mesma expressão: “E Deus viu que tudo era bom”. É este também o sentimento que brota do nosso coração ao contemplarmos hoje esta pequena multidão de alunos a quem iremos atribuir o prémio de valor e excelência. Contemplar-vos faz surgir em nós de forma genuína a mesma exclamação: É tudo muito bom!
A nossa escola vive hoje um dia especial por aquilo que ele significa de reconhecimento do valor educativo e da dedicação vivida ao longo do passado ano letivo.
Nos prémios hoje entregues está materializado o êxito da proposta educativa salesiana, encarnados na vida de cada um dos alunos premiados, com a sua especificidade própria de valor e de mérito.
A proposta educativa salesiana mais do que uma teoria é vida. Mais do que um conjunto de princípios, é a vida quotidiana de cada um dos membros da comunidade educativa que procura colocar ao serviço do crescimento integral os seus dons, capacidades e intuições. Um processo complexo e rico, num movimento ascendente, de autêntica criação de coisas novas e boas, que brotam do coração de cada um. “Estou inteiramente convencido – dizia São João Bosco – do grande princípio educativo de que se deve iluminar a mente para tornar bom o coração.” (São João Bosco, Storia Sacra per l’uso delle scuole e utile ad ogni stato di persone, Turim, 1847, OE III, 7). Na premiação que hoje fazemos valorizamos não só as grandes capacidades intelectuais, mas a qualidade integral de cada um deles, a bondade e a beleza de vida e de coração, manifestadas de tantas formas.
Para eles chegarem a estes resultados foi determinante a colaboração de muitas pessoas: pais, educadores, diretores de turma, amigos, … A todos obrigado pela dedicação e acompanhamento realizados.
Para chegardes a estes resultados, caros jovens premiados, foi preciso da parte de cada um de vós muita aplicação, esforço e perseverança. Parabéns! A vossa dedicação é hoje recompensada e nós estamos aqui para testemunhar isso mesmo e dizer-vos que estais no bom caminho. Porém esta não é a ultima etapa da criação, mas só mais um degrau da mesma. O objetivo é sempre aquele de crescer cada vez mais em direção à felicidade. Este dura toda a vida.
Olhando para cada um de vós, olhando para os resultados por vós alcançados, olhando para os vossos sonhos e projetos não teríamos outra cosia que dizer senão aquilo que Deus concluiu depois de toda a criação: Deus contemplou a obra da criação e viu que tudo era muito bom. Parabéns a todos pelas maravilhas realizadas!
Pe. João Chaves | Diretor