Neste ano letivo 2016 / 2017, o 2º ciclo desenvolveu um conjunto de atividades tendentes ao desenvolvimento intelectual e pessoal das crianças destes dois anos de escolaridade.
As motivações surgiram dos grupos disciplinares de Português, Matemática, Educação Visual/Educação Tecnológica e Educação Moral e Religiosa Católica.
Os diferentes grupos disciplinares expressaram a sua satisfação:
Educação Moral e Religiosa Católica
E tu, tens lata?
A campanha desenvolvida ao longo do ano letivo a favor da SolSal rendeu 894 unidades de produtos alimentares enlatados. A motivação e dinâmica desta atividade decorreram no tempo de EMRC.
Meses |
Turmas |
Latas por turma |
Latas por mês |
Outubro |
5º A |
119 |
246 |
6º A |
127 |
||
Novembro |
5º B |
60 |
123 |
6º B |
63 |
||
Dezembro |
5º C |
24 |
48 |
6º C |
24 |
||
Janeiro |
5º D |
48 |
84 |
6º D |
36 |
||
Fevereiro |
5º E |
36 |
65 |
6º E |
29 |
||
Março |
5º F |
93 |
163 |
6º F |
70 |
||
Abril |
5º G |
16 |
48 |
6º G |
32 |
||
Maio |
5º H |
31 |
64 |
6º H |
33 |
||
Junho |
5º I |
42 |
53 |
6º I |
11 |
||
894 |
Tânia Brites | Professora de EMRC
Português
No presente ano letivo 2016/2017, o grupo de professores de Português planificou, desenvolveu e avaliou as seguintes atividades:
Canteiro de Letras (5.º e 6.º Anos) – clube de português;
Concurso “Achas que sabes gramaticar?” (5.º Ano);
Concurso “Só Letras” (5.º Ano);
Os Deuses Protetores das Disciplinas Escolares (6.º Ano);
A ortografia desafia-te! (5.º Ano);
O léxico desafia-te! (6.º Ano).
O balanço das atividades elencadas anteriormente foi bastante positivo, tendo-se conseguido atingir os objetivos definidos nas respetivas planificações.
O Canteiro de Letras, que funcionou durante todo o ano letivo, decorreu sempre num ambiente descontraído, onde a partilha de diferentes saberes e competências deram lugar a novas aprendizagens. Pretendia-se promover o gosto pela disciplina (tantas vezes incompreendida) e o enriquecimento pessoal e cultural dos alunos. Pelo Canteiro, passaram inúmeras atividades que deram cor e conteúdo a todos os desafios propostos e desenvolvidos ao longo dos três períodos letivos.
O Concurso “Achas que sabes gramaticar?” foi uma das atividades realizadas em duas sessões do Canteiro com o Bingo Gramatical. Os alunos tiveram oportunidade de mostrar que dominavam determinados conteúdos gramaticais.
De acordo com a nossa experiência, o Concurso “Só Letras” continua a ser uma atividade marcante quer para os alunos quer para os professores. Desde a seleção de um representante por turma até ao dia do concurso, o entusiasmo é contagiante e o empenho dos alunos é bem visível. De forma lúdica, os alunos vão assimilando as regras de acentuação e compreendem a importância de se escrever com correção, soletrando, letra a letra, uma lista de palavras.
O projeto “Os Deuses Protetores das Disciplinas Escolares” surgiu em parceria com a disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas, a propósito da obra Contos Gregos, de António Sérgio, integrada na lista de obras de leitura obrigatória do Programa e Metas Curriculares do 6.º Ano.
Por fim, as atividades “A ortografia desafia-te!” e “O léxico desafia-te!” encerram um leque de projetos que colocaram os alunos como agentes principais do saber. Através do processo de aprendizagem pela pesquisa e descoberta, os alunos do quinto ano estabeleceram comparações e/ou associações criativas, inventaram lengalengas, escreveram quadras e elaboraram cartazes. Desta forma, aprenderam a corrigir os seus próprios erros e a evitar confusões habituais na escrita.
Tendo como base o léxico da língua portuguesa, os alunos do sexto ano investigaram e alargaram a sua área vocabular, divulgando, de forma criativa, um número significativo de palavras cujo significado desconheciam.
Houve, no entanto, uma atividade prevista e inicialmente planificada “Comemoração do Dia Mundial do livro) que não foi exequível, por motivos de força maior (Espetáculo da Abertura dos Jogos Nacionais Salesianos e respetivos ensaios).
Concluindo, a realização destas atividades são sempre experiências enriquecedoras e importantes para a formação integral dos nossos alunos.
Tânia Gonçalves | Professora de Português
Matemática
As sessões do clube de matemática, “Pátio dos Números”, realizavam-se às quartas feiras à hora de almoço.
O número de participantes era significativo, no entanto, notava-se uma menor afluência dos alunos nos momentos de avaliação. A frequência de alunos do 5º ano era superior à do 6º ano.
Ao longo do ano letivo foram desenvolvidas várias atividades: jogos de raciocínio, construções, atividades de cálculo mental e jogos de tabuleiro. Estas atividades tinham como objetivos a promoção do gosto pela matemática através do jogo e do desenvolvimento das capacidades de raciocínio lógico e de atenção/concentração.
As atividades realizadas decorreram com muito sucesso. Salienta-se a partilha e o espírito de entreajuda dos alunos.
Estamos certos de que, a brincar com os números, trouxemos o pátio para a sala de aula.
Lília Andrade | Professora de Matemática
Oficina de Modelação
A Oficina de Modelação foi um espaço de encontros.
Encontros ocorridos todas as quartas feiras.
Encontros iniciados por volta das 13:15h.
Encontros que só terminavam ali bem à beirinha das 14:10h, porque os alunos tinham que ir a correr para as aulas da tarde.
Encontros que giraram sempre à volta da manipulação de um material: a argila.
Encontros descomprometidos, leves…
… porque se aprendia sem “temer” aquela avaliação que tantas vezes abala a confiança;
… porque se ensina sem a obrigatoriedade da avaliação que “cataloga”, que rotula;
… porque se experimentava e se descobria;
… porque se algo não corresse bem, era sempre possível amassar outra vez o pedaço de argila e recomeçar novamente.
Encontros…
… com os que vieram uma vez;
… com os vieram e voltaram… e voltaram… e voltaram…
Encontros que queremos continuar!
Zélia Ferreirim | Professora de EV/ET