Gerir uma escola implica:
1. Estabelecer um sistema de efetiva monitorização e feedback quanto à eficácia do cumprimento do currículo, programas, avaliação das práticas e seu efeito nos resultados dos alunos (função de monitorização e avaliação);
2. Construir e manter uma cultura comum, com valores e ideias compartilhadas que orientem uma ação cooperativa dos professores (cultura);
3. Agir num quadro de referências, crenças e ideais claros em relação à escolarização, ao ensino e à aprendizagem (ideais e crenças);
4. Pesquisar e manter atualizada a teoria sobre as práticas eficazes de ensino, e avaliação (conhecimento sobre o currículo e avaliação);
5. Apoio ativo a professores através da disponibilização dos resultados da investigação sobre currículo, métodos e avaliação( Idem);
6. Estabelecer objetivos concretos relativos às metas dos estudantes e dirigir a ação no sentido de as atingir gradualmente (Foco);
7. Estabelecer procedimentos e rotinas que facultem aos professores e alunos um sentido de ordem e previsibilidade (ordem);
8. Reconhecer e celebrar o sucesso legítimo das pessoas e da escola enquanto organização; reconhecer e responsabilizar também as falhas quando apropriado (afirmação);
9. Apoiar a discussão de teorias e investigação sobre ensino (estímulo intelectual);
10. Estabelecer e apoiar procedimentos de comunicação entre grupos de docência e intra grupos (Comunicação);
11. Estabelecer e apoiar procedimentos que assegurem a recolha de opiniões dos professores antes das tomadas de decisão (valorização da participação);
12. Atender e apoiar as relações pessoais (relação);
13. Promover uma visão otimista sobre o que a escola está a fazer e sobre o que poderá fazer num futuro próximo (otimização);
14. Convidar e valorizar a diversidade de pontos de vistas sobre as práticas de escolarização e adaptar uma liderança adequada ao contexto (flexibilidade);
15. Assegurar que os professores dispõe dos recursos adequados, e o apoio necessário para uma ensino eficaz (recursos);
16. Esperar e reconhecer desempenhos superiores dos professores (Retorno contingencial);
17. Estar ciente dos dispositivos e das dinâmicas que asseguram o dia-a-dia escolar e usar a sabedoria para prevenir eventuais problemas (Conhecimento situacional,conjetural);
18. Advogar uma escola para todos e garantir que todos possam desenvolver o seu máximo potencial;
19. Ter elevada visibilidade para os professores, estudantes, pais através de frequentes visitas às salas de aula (visibilidade);
20. Proteger os professores dos ambientes turbulentos e centrífugos que desviam a atenção do ensino (disciplina);
21 Estar atento para promover a mudança de velhas práticas e reconhecer o trabalho competente quer em termos individuais quer coletivos (agente de mudança).
Marzano e tal (2005). School Leadership that Works – From rechearch to results. Alexandria: ASCD, p. 71