| Gerir uma escola |

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seara-33-07Gerir uma escola implica:

1. Estabelecer um sistema de efetiva monitorização e feedback quanto à eficácia do cumprimento do currículo, programas, avaliação das práticas e seu efeito nos resultados dos alunos (função de monitorização e avaliação);

2. Construir e manter uma cultura comum, com valores e ideias compartilhadas que orientem uma ação cooperativa dos professores (cultura);

3. Agir num quadro de referências, crenças e ideais claros em relação à escolarização, ao ensino e à aprendizagem (ideais e crenças);

4. Pesquisar e manter atualizada a teoria sobre as práticas eficazes de ensino, e avaliação (conhecimento sobre o currículo e avaliação);

5. Apoio ativo a professores através da disponibilização dos resultados da investigação sobre currículo, métodos e avaliação( Idem);

6. Estabelecer objetivos concretos relativos às metas dos estudantes e dirigir a ação no sentido de as atingir gradualmente (Foco);

7. Estabelecer procedimentos e rotinas que facultem aos professores e alunos um sentido de ordem e previsibilidade (ordem);

8. Reconhecer e celebrar o sucesso legítimo das pessoas e da escola enquanto organização; reconhecer e responsabilizar também as falhas quando apropriado (afirmação);

9. Apoiar a discussão de teorias e investigação sobre ensino (estímulo intelectual);

10. Estabelecer e apoiar procedimentos de comunicação entre grupos de docência e intra grupos (Comunicação);

11. Estabelecer e apoiar procedimentos que assegurem a recolha de opiniões dos professores antes das tomadas de decisão (valorização da participação);

12. Atender e apoiar as relações pessoais (relação);

13. Promover uma visão otimista sobre o que a escola está a fazer e sobre o que poderá fazer num futuro próximo (otimização);

14. Convidar e valorizar a diversidade de pontos de vistas sobre as práticas de escolarização e adaptar uma liderança adequada ao contexto (flexibilidade);

15. Assegurar que os professores dispõe dos recursos adequados, e o apoio necessário para uma ensino eficaz (recursos);

16. Esperar e reconhecer desempenhos superiores dos professores (Retorno contingencial);

17. Estar ciente dos dispositivos e das dinâmicas que asseguram o dia-a-dia escolar e usar a sabedoria para prevenir eventuais problemas (Conhecimento situacional,conjetural);

18. Advogar uma escola para todos e garantir que todos possam desenvolver o seu máximo potencial;

19. Ter elevada visibilidade para os professores, estudantes, pais através de frequentes visitas às salas de aula (visibilidade);

20. Proteger os professores dos ambientes turbulentos e centrífugos que desviam a atenção do ensino (disciplina);

21 Estar atento para promover a mudança de velhas práticas e reconhecer o trabalho competente quer em termos individuais quer coletivos (agente de mudança).

Marzano e tal (2005). School Leadership that Works – From rechearch to results. Alexandria: ASCD, p. 71