| Passeio final – 2º ciclo |

> Seara > | Passeio final – 2º ciclo |

seara-33-04Graças a Deus tudo correu bem!

Pedi ajuda, uma vez mais, a D. Bosco, agora para escrever estas linhas sobre o passeio do 2º ciclo. 

E D. Bosco respondeu: “ Vi-me ali a céu aberto, no meio de um prado delimitado por uma fraca sebe, que permitia livre acesso a quem quisesse entrar. Os rapazes eram entre trezentos e quatrocentos e, para eles, aquele Oratório era o seu Paraíso na Terra, cuja abóboda e cujas paredes eram a mesma abóboda do céu. (…) Uns levavam cestos de pão, outros queijo, salame, fruta ou outras coisas necessárias para aquele dia. (…) No meio desta balbúrdia, tínhamos a nossa música, constituída por um tambor, uma trompa e uma guitarra. Estava tudo desafinado mas servindo para fazer barulho, com as vozes dos rapazes bastava para fazer uma maravilhosa harmonia.” – S. João Bosco, Memórias do Oratório, ed. Salesianas.

Foi isso mesmo: “ …uma maravilhosa harmonia.” 

O passeio do 2º ciclo levou, Educadores e Crianças, ao Parque Florestal de Monsanto. Caminho feito a pé, num contacto com a Natureza e a História.

Passado o Aqueduto das Águas Livres e dominado o entusiasmo latente, surgiram, em dois espaços díspares, as diferentes atividades e convívio entre os quinto e sexto anos.

Nos Educadores, se é possível a comparação, a presença de D. Bosco no acompanhamento das Crianças.

O tempo voou até ao período da primeira refeição. A tarde foi pequena para tanta correria, jogos, mensagens nos QRcode, nos jogos tradicionais.

A avaliação da atividade, nos cânones habituais, traduz-se no cumprimento dos objetivos propostos e numa ação eficaz; a nível de Educação “…era o seu Paraíso na Terra…” e isso só o coração entende.

Obrigado.

Frederico Pimenta – Diretor do 2º ciclo