| Conselhos de turma |

> Seara > | Conselhos de turma |

seara_01Imaginemos que um jovem decide sair (como eles dizem) numa daquelas noites de sexta-feira. Encontra-se com as pessoas erradas, na hora errada, bebe o que deve e não deve beber, o que pode e não pode beber. Decide regressar a casa, alcoolizado, e o acidente acontece. Uma multidão de olhos, outra de telefones, outra de conversas, o 112, a polícia, o hospital.

Imaginemos que, neste hospital, os médicos disponíveis se reúnem prontamente em “conselho de turma”, não de professores, mas de médicos:

– Não devia conduzir alcoolizado
– Aquela curva já matou várias pessoas
– Ia em excesso de velocidade
– Onde andam os pais deste rapaz
– Que irresponsabilidade
– Não levava capacete

Queridos colegas professores, educadores, recusemo-nos a “deixar morrer” os nossos alunos. Não percamos tempo a discutir o que é evidente para todos. O aluno é assim, pois é! A família é assim, pois é! Chega sistematicamente atrasado, pois chega! O aluno é preguiçoso, pois é! Graças a Deus já conhecemos bem os nossos alunos. Agora, por favor, centremo-nos no essencial e façamos bem a nossa parte. E o que é o essencial? Muito triste seria, se um Diretor Pedagógico de uma escola salesiana tivesse de responder a esta pergunta.

José Morais | Diretor Pedagógico