Susana Neves, Maria Coutinho e alunos do 7.ºE
No dia em que apresentei à turma o tema do nosso “Bom dia”, o Francisco veio ter comigo no final da aula e partilhou que a sua mãe fazia parte de uma associação cuja missão é apoiar migrantes e promover a sua integração no nosso país: a ComParte.
Tendo em conta que íamos trabalhar o tema da Interculturalidade (tema de Cidadania e Desenvolvimento), em articulação com o Jubileu dos Migrantes (tema do Bom Dia), convidei a mãe do Francisco a fazer uma apresentação do projeto durante uma aula de Cidadania.
O convite foi aceite de imediato e, assim, na passada quinta-feira, recebemos, na sala Alfa, a visita de Maria Coutinho (mãe do Francisco) e de Bruna Alves (fundadora da associação). As nossas simpáticas convidadas proporcionaram-nos momentos de partilha e de verdadeira aprendizagem, dinamizando duas atividades que muito nos enriqueceram e ensinaram a importância de conhecer o outro e a riqueza da diferença.
Houve também um momento para refletirmos sobre “Como é começar do zero?” e quais os desafios que enfrentam os migrantes, jovens e adultos, quando chegam a um país tão diferente do seu e, por vezes, vindos de cenários de guerra e de miséria.
Em suma, o que os alunos experienciaram, nesse dia, foi muito além de uma simples apresentação ou de uma aula. Tiveram a oportunidade de se colocar no lugar do outro e perceberem que todos nós podemos fazer a diferença na vida de alguém todos os dias.
Professora Susana Neves
Agradeço a oportunidade de partilhar com a turma do 7º ano o trabalho que desenvolvemos no projeto ComParte. É sempre muito enriquecedor observar como os jovens entendem o que fazemos, como sentem a importância de fazer parte e de partilhar as suas experiências, compreendendo o poder da participação no melhoramento dos sistemas que fazem parte. Proporcionar momentos de reflexão e de partilha entre alunos, ajudando-os a conhecerem-se melhor assim como aos seus pares são momentos muito gratificantes. Foi uma turma participativa e que, rapidamente, ficou à vontade, demonstrando interesse e curiosidade.
Enquanto Mãe, foi uma experiência muito especial, não só por poder partilhar o nosso trabalho na turma do meu filho, mas por poder conhecer a sua turma melhor e observá-lo entre os amigos. A experiência de termos um momento de trabalho juntos é, sem dúvida, mais uma oportunidade de conhecimento mútuo e de ligação.
Maria Coutinho
(mãe do aluno Francisco Carneiro do 7.ºE)
Gostei muito de ter a minha mãe na sala de aula e de perceber melhor o seu trabalho. Foi uma atividade essencial para a turma se conhecer melhor e para podermos ser amigos mais próximos dos outros.
Francisco Carneiro, 7.ºE
No dia 21 de novembro, a aula de Cidadania revelou-se uma grande surpresa para todos. Recebemos a visita da mãe de um colega que faz parte da associação ComParte. Esta associação tem como objetivo ajudar na integração de migrantes no nosso país, identificando as suas necessidades e conhecendo melhor as suas culturas.
Assim, a turma fez duas atividades. A primeira (“o novelo”) consistia em ir passando o fio de um longo novelo e cada pessoa devia apresentar-se, dizendo algo de que gostava muito, formando-se, no final, uma espécie de “rede da amizade”. Houve, de seguida, uma breve apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela associação e, por fim, na segunda atividade, cada um foi desafiado a escrever num papel colorido um momento bom que tivesse vivido na nossa escola.
Esta foi, sem dúvida, uma aula muito especial que nunca vamos esquecer!
Manuel Nogueira, 7.º E
Ao regressar a casa na passada quinta-feira, sentia-me uma “nova” Maria. Durante a atividade dinamizada na aula de Cidadania, não só aprendi a interagir melhor com os meus colegas, como também percebi que, só quando nos dispomos a conhecer os outros, os podemos ajudar. Percebi melhor como devemos acolher as pessoas que vêm de outros países para Portugal e, agora, sei que ajudar é sempre uma opção.
Obrigada, ComParte!
Maria Costa e Silva, 7.º E
No âmbito da preparação do nosso Bom dia, assistimos a uma apresentação muito interessante e dinâmica. Graças à simpatia das representantes da ComParte e, também, à forma como nos explicaram a importância de conhecer os outros para os acolher melhor, toda a turma gostou desta aula diferente. Durante as atividades, estávamos muito empenhados e divertidos.
Gostei muito de conhecer esta associação que trabalha para melhorar o mundo em que vivemos.
Leonor Dinis, 7.º E