| Entrevista a Cesar Bona |

> Seara > | Entrevista a Cesar Bona |

seara_22_09“Quem defende que as crianças têm de trabalhar mais, depois de um dia inteiro na escola, esqueceu-se do que é ser criança”

Saltou para a ribalta ao ser considerado um dos 50 melhores do mundo pelo Global Teacher Prize, uma espécie de prémio Nobel da Educação. Aos 45 anos, o espanhol Cesar Bona quer avisar o mundo que ser professor é um privilégio. Afinal, se uma pessoa tiver paixão pelo que faz, mais facilmente imprime esse gosto nos outros.
Em Portugal para promover o seu mais recente livro A Nova Educação, este maestro, que em castelhano designa o professor dos primeiros anos de escolaridade, assume que, além de ensinar, a escola também existe para educar os adultos de amanhã, para os estimular a querer viver num mundo melhor.

“O importante é promover a cooperação, educar por empatia”, salienta. Oriundo de uma pequena aldeia perto de Zaragoza, filho de um carpinteiro e de uma dona de casa, o professor que sabe de onde vem, e para onde vai, diz que foi o destino que o pôs neste papel: “Quando era mais novo queria ser futebolista.”

Teresa Campos

Entrevista completa em:
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-02-26-Quem-defende-que-as-criancas-tem-de-trabalhar-mais-depois-de-um-dia-inteiro-na-escola-esqueceu-se-do-que-e-ser-crianca