Raquel Malheiro
O que dizer sobre este evento maravilhoso que foi a Festa de Natal do Secundário 2024? Nunca será possível colocar em palavras aquilo que sinto por ter feito parte disto.
O que sentimos e vivemos nestes meses de trabalho árduo é indescritível. Por entre meses de tantos ensaios e reuniões, houve sempre espaço para conversas, olhares, palavras amigas, risos, lágrimas de felicidade e tristeza em igual medida, fotografias, para ouvir e ser ouvidos, para dar vida aos nossos sonhos e, claro, aos sonhos da professora Mónica, que se mostrou sempre disponível a dar vida às loucuras da produção.
Quando chegou a véspera e, depois, o tão esperado dia da festa, 12 de Dezembro de 2024, acho que falo por todos quando digo que estávamos longe de imaginar a grandiosidade de tudo isto. Porque nenhum de nós pensava que tudo isto podia tornar-se tão perfeito, melhor do que um sonho. Dizíamos uns para os outros que ia ser em grande, incrível, a melhor de todos os tempos e, quando realmente aconteceu, foi muito mais do que apenas uma Festa de Natal.
Se me perguntarem como foi fazer parte desta equipa de produção, eu digo que foi uma experiência que nunca esquecerei. No entanto, se me perguntarem a um nível mais profundo, a resposta muda drasticamente e aí é que se torna mais difícil descrever tudo o que vivemos juntos.
Ao longo destes meses, cresci muito. Este grande projeto mudou-me enquanto pessoa, assim como a todos os que fizeram parte disto comigo. Hoje, sou mais paciente, sou com as pessoas e para elas, voltei, finalmente, a ver o bem nos outros em toda e qualquer situação, depois de tantos anos. Ao longo de toda esta jornada, posso dizer que conheci pessoas fantásticas, com corações gigantes e que vou, com certeza, levar para a vida, mesmo que seja apenas nas aprendizagens que adquiri com elas. No final da festa, chorei. Chorei porque, no fundo, sabia que aquilo tinha acabado, que nunca mais iria viver algo assim, ainda que um dia voltasse para ajudar a professora Mónica novamente. Digo-vos que esta foi e sempre será a melhor a mais especial Festa de Natal em 12 anos de casa. Por todas as razões que já mencionei, e mais algumas.
Adoro-os a todos e serei sempre eternamente grata por me ter atirado de cabeça para este projeto que mudou drasticamente a minha vida e a pessoa que sou hoje. Toda esta equipa maravilha se tornou uma família, apesar de não ser de sangue. A verdadeira personificação da frase que uma pessoa muito especial para mim uma vez disse:” O aluno pode sair dos Salesianos, mas os Salesianos nunca saem do aluno.”. Começo a acreditar que é mesmo assim. Em junho, vou sair com a certeza de que voltarei, porque esta será sempre a minha segunda casa. A ligação que criámos numa questão de tão pouco tempo deixa-me cada vez mais assustada. O que irei fazer sem vocês?
Quase a fazer um mês do próprio dia, ainda não consigo acreditar que aconteceu e que, neste período que vem, não vai haver ensaios que nos valham para aliviar o stress das aulas e substituí-lo por um stress diferente. Um stress que, apesar de nos queixarmos, vamos sentir falta a todos os níveis.
Todos estes sentimentos misturam-se, agora, em mim, deixando-me sem saber o que fazer com eles. Atualmente, e graças à tarefa inicial que me foi atribuída, até a tarefa mais simples como tirar cafés me deixa feliz, porque sei que, por mais insignificante que seja, é extremamente necessária. Porque são as peças elementares que tornam tudo mais belo e diferente do habitual.
Assim, quero deixar um agradecimento muito especial à Professora Mónica Henriques por me ter convidado a fazer parte disto, por ter tornado a minha última festa de Natal na melhor que podia alguma vez pedir ou imaginar. Por si, voltava a dizer “o “Sim.” mais radical da História” mais mil e uma vezes. Sem si, nada disto teria sido possível. Espero que tenha noção do quão especial foi e é aquilo que fez, e que é para mim. É a Luz na vida de qualquer pessoa, o sorriso quentinho que não sabia precisar, o abraço caloroso que torna sempre o meu dia mais feliz, o beijinho para as peles nas fotografias, a lufada de ar fresco num dia sem fim, os chocolates na sala 16 para nos adoçar o humor, o riso contagiante como um raio de sol por entre as nuvens, as palvras amigas e olhares que derretem qualquer coração num dia frio de inverno. Obrigada por isto e por muito mais. A si, ao Professor Arquiteto Luís, pelos quiz´s diários para fomentar o nosso conhecimento pelo Star Wars e por nos querer tornar fanáticos pela saga como ele, aos meus colegas de Produção e ao maravilhoso Elenco pelas memórias tão bonitas que criámos e pela família que construímos. Vou levar-vos comigo para sempre. Nunca, mas nunca vos esquecerei!
Para acabar, um “BOA NOITEEEEE!!!” cheia de vida.
Como disse o Winnie the Pooh, “How lucky am I to have something (and someone) that makes saying goodbye so hard?”. I think I am luckier than I could’ve ever imagined!
Raquel Malheiro, 12.ºT1