Olimpíadas Portuguesas de Matemática

> Seara > Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Diogo Carmo, Benedita Ribeiro e professores de matemática

No passado dia 15 de janeiro, os Salesianos de Lisboa acolheram a 2.ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, numa organização conduzida pelos professores de matemática da escola. Este evento contou com a participação de cinco alunos da casa, distribuídos pelas categorias Júnior (7.º ano), Categoria A (8.º e 9.º ano) e Categoria B (Ensino Secundário).

Mais uma vez, tivemos a honra de ser a escola anfitriã, recebendo alunos de várias escolas dos arredores, o que reforça o espírito de partilha e a paixão pela matemática entre os jovens.

Os participantes mostraram-se extremamente entusiasmados e empenhados em alcançar um lugar na tão ambicionada Final Nacional. Foi um momento de convívio saudável, onde o gosto pelo pensamento lógico e pela superação individual esteve em destaque.

Parabéns a todos os alunos pela sua dedicação e espírito competitivo! Desejamos muito sucesso a todos os que avançarem para a próxima fase.
Grupo de Matemática 3.ºCiclo

Eu participo todos os anos nas Olimpíadas, pois é uma competição muito importante na qual participam alunos de todo o país. Juntam-se jovens com as melhores mentes matemáticas para determinar o melhor a resolver problemas lógicos. Estes problemas não são os previsíveis, não são os problemas comuns trabalhados nas nossas aulas, mas são, sim, verdadeiros quebra-cabeças!

É um desafio para o cérebro revolver os problemas que nos são apresentados, pois são diferentes de tudo o que fazemos habitualmente. Para além disso, as Olimpíadas ajudam a desenvolver o gosto pela Matemática e a ir para além da disciplina que temos diariamente. A Matemática não deve ser vista como uma simples matéria que temos de aprender, mas sim como um conjunto de ferramentas que são essenciais na nossa vida e que podemos utilizar para abordar inúmeras situações.
Diogo Carmo, 9.ºA

Desde sempre que eu gosto de contas e de problemas de Matemática. No sétimo ano, quando percebi que poderia participar nas Olimpíadas, fiquei muito entusiasmada.
O meu pai sempre me deu problemas para resolver e ele próprio participou e chegou às Olimpíadas Internacionais três vezes. Estou, agora, no nono ano e ainda participo, porque a Matemática motiva-me e eu sempre gostei de ter um problema à minha frente para me desafiar. Adoro desafios!
Espero continuar com este entusiasmo no Secundário e, este ano, voltar a ganhar a medalha de ouro nacional, feito que consegui no sétimo ano!
Benedita Ribeiro, 9.ºH