A solidariedade em tempos de coronavírus

> Seara > A solidariedade em tempos de coronavírus

seara-19-solidariedadeNo atual contexto de pandemia, a solidariedade tornou-se uma das principais armas contra o COVID-19.

O exemplo que escolhi é um bilhete ‘aos vizinhos’ escrito à mão. Nele, dois vizinhos disponibilizam-se para ajudar vizinhos mais idosos ou que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade. Esta ação de solidariedade ‘oferece’, assim, uma opção para que os mais idosos continuem em casa, sem correrem o risco de contaminação pelo coronavírus. 

Com este exemplo pretendo destacar a importância de ações que valorizam a ideia de que juntos é possível enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo. Este exemplo mostra que, estando juntos, seremos mais fortes no plano coletivo. Não podemos esquecer também que muitas pessoas (e, em particular, as mais idosas) podem ficar angustiadas e ansiosas por estar confinadas. Por isso, dever-se-á́ valorizar a solidariedade como uma maneira de minimizar as consequências negativas causadas pela pandemia e, sempre que possível, colocarmo-nos no lugar do outro, reconhecendo a sua dor e mostrando que estamos prontos a ajudar. 

Raquel Sàágua | 10.º T3