> Seara > Um desafio…

seara-19-desafioQuarta-feira dia 11 de março, saí da escola pelo meio-dia. Era a minha tarde livre! Almoço em família!…

Pelas catorze horas começo a receber mensagens dos pais preocupados com as várias notícias que estavam a receber dos filhos mais velhos. Sinceramente, não estava a perceber muito bem o que estava a acontecer ainda que desconfiasse que pudesse ser algum caso de Covid -19 na escola. O grupo docente foi avisado que a escola iria fechar por precaução. Tenho muito orgulho nesta tomada de decisão, pois foi uma das primeiras do país a pensar no bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa. 

Nunca tinha passado por uma experiência assim! Na segunda-feira, após o encerramento da escola as professoras do 2º ano começaram a “investigar” estratégias para dar aulas aos alunos à distância. Não posso deixar de dizer que sentimos uma grande insegurança, mas ao mesmo tempo uma enorme vontade de aprender e de dar o nosso melhor.

Verdade seja dita que com o apoio da Direção tudo se tornou mais fácil. A presença e o apoio da Direção e principalmente do professor Agostinho, diretor do 1º ciclo, tem sido uma constante nesta fase difícil para todos nós. Também verifiquei que a união faz a força porque o grupo esteve sempre em contacto, a apoiar-se mutuamente.

Nessa semana enviámos vídeo-aulas criadas por nós, para todo o segundo ano. Foi um desafio…. Superado!!! Também foram enviados diariamente para o e-mail dos pais alguns trabalhinhos e palavras de alento.

Entretanto chegaram as férias da Páscoa que na verdade de férias nada tiveram. Decidimos apostar em formações e em experimentos on-line entre colegas para que iniciássemos um terceiro período em grande, ainda que a Direção nos tenha pedido para descansar um pouco, mas “quem corre por gosto não cansa”.

Neste momento, todos os dias, encontramo-nos com os nossos alunos na plataforma Zoom e damos as nossas aulas imaginando que estamos em sala de aula. Contemplando o sorriso de cada criança, a vontade de aprender e o empenho de todos e de cada um que tornam esta forma de dar aulas um pouco mais encantadora. A vontade de abraçar e de encher de beijinhos as nossas crianças fica no coração!

Fica a esperança de um reencontro para breve entre todos (salesianos, professores, alunos, colegas, diretores auxiliares), nesta nossa escola que é feita de pessoas e muitos afetos.

Isabel Lourenço | Professora do 1º ciclo