Teatro: apresentações semestrais

> Seara > Teatro: apresentações semestrais

Alunos do 3.º ciclo

O Teatro é uma disciplina semestral que temos desde o início do terceiro ciclo, no entanto, este ano foi o mais difícil, mas também o melhor que realizámos. Foi fantástico!
Desde representarmos um bobo até sermos um rei, divertimo-nos e trabalhámos com diferentes pessoas de outra turma, o que nos ensinou a trabalhar em grupo, a entreajudarmo-nos e a conhecermo-nos melhor.

Ao entrar em palco, houve quem ficasse nervoso, mas ninguém fugiu e enfrentámos o público com muita confiança. Sabíamos que, ao nosso lado, tínhamos uma grande equipa de técnicos, auxiliares e uma professora fantástica para nos apoiar. Fomos verdadeiros profissionais!

Infelizmente, tudo acabou muito depressa… Nós não queríamos que o Teatro terminasse … vamos sentir muitas saudades.

Em nome de todos os atores e atrizes do 9.ºC, deixamos um agradecimento muito especial à nossa professora Inês Sobral, que fez com que esta magia acontecesse e que tornou o que pensávamos ser impossível num momento que ficará connosco para sempre!
Constança Canteiro, 9.ºC

Durante este semestre, o Teatro fez parte da nossa vida.
Tivemos a oportunidade de explorar a nossa veia artística e de atuar como verdadeiros atores. Nas aulas, houve muita criatividade e aprendemos a projetar a voz com confiança, a criar a nossa personagem e a entrar no seu mundo, a improvisar após um erro e a conviver, trabalhando em contexto turma.

Para além da aprendizagem, surgiram outros momentos inesquecíveis que ficarão para sempre na nossa memória, como os últimos minutos antes da nossa entrada em palco para o grande momento. Todos juntos, esperávamos ansiosos na expectativa do que iria acontecer, como tudo iria correr, como as pessoas iriam reagir. No final, ficámos muito felizes e orgulhosos, pois tudo correu bem e o nosso espetáculo foi incrível e muito elogiado. São momentos como estes que serão para sempre recordados. Obrigada!

Luísa Pinheiro de Melo e Carolina Fernandez, 9.ºD

Este semestre, o Teatro foi uma experiência repleta de obstáculos, aprendizagens e desenvolvimento tanto pessoal como coletivo. No início, não foi fácil, houve algumas dificuldades ao nível da concentração na aula, pois pensávamos que era uma disciplina que não era assim tão importante. Não entendíamos o nível de exigência que esta disciplina impõe, mas, com o tempo, fomos aprendendo a lidar melhor com o rigor da professora que nos conseguiu fazer entender que poderíamos crescer muito com o Teatro e que estava ali para nos ajudar.

Em palco, existiu um crescimento. Melhorámos a nossa fala, postura, expressão corporal, o que nos permitiu sentir mais confiança ao representar. Aprendemos ainda a lidar com o nervosismo e a improvisar quando algo não corria como desejávamos. Estas aulas não nos ajudaram apenas para representarmos uma peça, mas foram aprendizagens que passaram a ser úteis para o nosso desempenho fora do palco, porque trabalhámos muito a concentração, o que também é útil para realizarmos as diversas tarefas escolares. Até nas nossas conversas do dia a dia, sentimos que crescemos, visto que estamos mais à vontade para falar e expressar as nossas ideias.

Um dos aspetos mais importantes foi, sem dúvida, o trabalho em equipa. O trabalho em grupo nem sempre foi o mais fácil, uma vez que, no início, nem sempre nos ouvíamos uns aos outros e havia pequenas discussões sobre ideias diferentes. Porém, com o tempo, compreendemos que o Teatro não é uma disciplina onde se trabalha sozinho e que, para que o espetáculo tenha sucesso, é necessário estarmos unidos e respeitarmos outras opiniões. Este foi um fator que fez a diferença!

Existiram momentos difíceis, pensámos que não iríamos conseguir, mas cada dificuldade tornou-se uma excelente oportunidade para aprender mais e melhorar.
Com esforço e dedicação, conseguimos ultrapassar todos os obstáculos e todos os esforços valeram a pena. Quando chegou o dia da apresentação, sentimo-nos orgulhosos do caminho percorrido e compreendemos que evoluímos muito.
No fim, ficou claro que, apesar das dificuldades, o Teatro é fundamental para o nosso crescimento dentro e fora de palco.

Santiago Almeida, 9.ºD

A nossa peça de teatro ULISSES foi um sucesso!
Foi com muita alegria que terminámos as aulas de Teatro, apesar de já sentirmos saudades. Vivemos momentos únicos e crescemos muito.
Preparámos os figurinos com muito cuidado, orientados pela nossa professora Inês, organizámos todo o nosso material para não perdermos nada, tentámos controlar momentos de nervosismo, especialmente no momento de subir ao palco, enfim fizemos os possíveis para que tudo corresse o melhor possível e para não desiludirmos a nossa professora que tanto nos apoiou.
O facto de termos tido um ensaio geral para um público de 6.ºano também fez a diferença, pois foi o primeiro contacto com uma plateia a sério, o que acabou por nos ajudar no momento da apresentação aos pais.
Foi uma experiência única e que iremos sempre recordar!

Beatriz Marcelino, Pilar Forte e Leonor Fiúza, 8.ºB

A nossa primeira escolha, ao chegar ao 7.ºano, foi, na verdade, Música, mas fomos assistir a uma aula de Teatro e decidimos que, afinal, iríamos ter como opção artística, no 3.ºCiclo, Teatro!

As aulas foram tão dinâmicas que passaram a correr! Fomos muito bem orientados e preparados pela melhor professora que poderíamos ter tido, Inês Sobral!

Depois das aulas e dos vários ensaios, chegou o dia de apresentarmos a pais e familiares o nosso teatro. Por um lado, sentimo-nos tristes, pois esta disciplina semestral estava a acabar, mas, por outro estávamos felizes porque, finalmente, íamos subir ao palco e mostrar o que tínhamos treinado com tanto empenho e entusiasmo. Correu muito bem. Adorámos! Foi uma noite inesquecível e os elogios foram mais que muitos.
Seguimos para casa com a sensação de que tudo valeu a pena e de missão cumprida!

Francisco Diego e Bernardo Vieira, 7.ºB

O Teatro foi uma boa surpresa e uma experiência muito positiva. Divertimo-nos e aprendemos imenso com a nossa professora que sempre nos apoiou em tudo. Houve dificuldades, claro, porque é impossível não ficarmos nervosos no momento da apresentação a um público, mas conseguimos ultrapassar a vergonha e o medo de esquecer as falas e de fazer tudo ao contrário.
O espetáculo correu muito bem e ficámos muito felizes!
Obrigada, professora Inês!
Maria Melo, 7.ºD