Projeto Cidadania 9.ºD

> Seara > Projeto Cidadania 9.ºD

Catarina Machado

No dia 21 de março, no âmbito da disciplina de Cidadania, a turma do 9.ºD apresentou o seu último Bom Dia no terceiro ciclo!

Então, de entre os variados subtemas que abrangem a Educação para os Media, selecionámos aquele que, para nós, nos pareceu ser o mais pertinente, tendo em conta que é uma realidade que fará parte das nossas vidas futuramente: a Inteligência Artificial. Importa acrescentar que “A Educação para os Media” pretende “incentivar todos os alunos a utilizar e a decifrar os meios de comunicação social, nomeadamente, o acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, visando a adoção de comportamentos e atitudes adequados a uma utilização crítica e segura da Internet e das redes sociais” (in Direção-Geral da Educação).

Com o objetivo de aprofundarmos o conhecimento sobre a inteligência artificial, no dia 10 de março, recebemos duas representantes da Microsoft, Rita Roque e Maria Fernandez, que partilharam a sua sabedoria connosco. Neste workshop, foram tratados vários itens. Definiu-se o conceito de IA, depois comparou-se a inteligência humana com a artificial, falou-se, ainda, do seu potencial e, por fim, não menos importante, fez-se uma abordagem sobre a responsabilidade e a ética neste campo.

No final, aprendemos, que a inteligência artificial está muito presente no nosso dia a dia e que, muitas vezes, nem nos apercebemos. Por exemplo, já escreve artigos, cria arte, conduz carros, recomenda medicamentos e tantas outras coisas. No entanto, também entendemos que nem tudo é maravilhoso no mundo da IA, pois bem sabemos que o seu uso exige responsabilidade e ética. Assim sendo, é crucial proteger a privacidade e tratar os dados de forma responsável na IA, garantindo a confidencialidade e o consentimento adequado das pessoas envolvidas.

Aprendemos ainda que a IA também erra, por isso, é muito importante que sejamos nós a principal fonte de informação, que é apenas o copiloto e que nós devemos ser o piloto do nosso conhecimento, e, por fim, que nunca poderá sentir emoções, mas apenas recriá-las.

Agradecemos a disponibilidade, a contribuição e a participação das representantes da Microsoft no nosso Bom Dia!

Catarina Machado, 9.ºD