Professores e alunos do 2.º ciclo
No passado dia 19 de março, na festa de São José, os alunos do 2.º Ciclo dos Salesianos de Lisboa tiveram a oportunidade de participar num emocionante workshop de danças gregas clássicas, conduzido pela mão da professora de dança, Sara, via Zoom, diretamente de Atenas, Grécia. Durante aproximadamente 90 minutos, mergulhámos no fascinante mundo da mitologia grega, explorando temas como o Labirinto de Creta, a habilidade de Dédalo e Ícaro, e o enigmático Minotauro.
Sob a orientação cuidadosa e absolutamente envolvente da professora Sara, aprendemos não apenas os movimentos graciosos e precisos das danças gregas, mas também compreendemos melhor o contexto histórico e mitológico por trás de cada passo, de cada gesto. A atividade foi um exemplo brilhante de uma boa lição, quer do ponto de vista pedagógico, quer didático.
Ao longo da sessão, cada passo transportou-nos para a antiga Grécia, onde mitos e lendas ganharam vida através dos movimentos ensaiados. Foi uma experiência enriquecedora que não apenas nos ensinou sobre história e cultura, mas também nos ligou profundamente com a arte da dança e sua capacidade de contar histórias.
Agradecemos à professora Sara pela sua dedicação e habilidade em nos guiar nesta jornada única e à professora Joana Nogueira de ICLC, por nos proporcionar este momento.
Este workshop certamente deixou uma marca duradoura em todos os participantes, inspirando-nos a explorar mais profundamente o rico legado cultural da Grécia antiga através da dança.
João Pereira | Diretor do 2.º Ciclo
A atividade “Dança grega clássica”, desenvolvida no âmbito da disciplina de ICLC, foi simplesmente magnífica!
Fez-me despertar emoções adormecidas sobre a cultura clássica e aplaudir deuses, mitos e tantas outras curiosidades “perdidas” no tempo…
Daquela manhã, trouxe comigo a mensagem que tudo à nossa volta é música, dança, simplicidade e harmonia.
Muito obrigada pela experiência e pelo ambiente vivido!
Parabéns, Joana e Sara, pela cumplicidade criada e generosidade demonstradas.
Prova provada que o mundo é uma “caixinha” de surpresas… (extraordinárias!)
Professora Tânia Cachulo
No dia da Festa de São José, houve um workshop de Danças Gregas, em direto da Grécia, e já fiquei encantada. Fui espetadora, nem sei porquê! Costumo ser participante ativa nestas coisas. Dei-me conta e estava a fazer a “reportagem”, tirando fotografias, fazendo vídeos, de forma a poder registar para a vida momentos que nos ficam na alma por terem sido tão fantásticos e mágicos.
As crianças ouviam atentamente, para não perderem pitada e, de seguida, por indicação da professora de dança Sara Toscano rodopiavam pela sala como pássaros livres, imitando com leveza todos os movimentos que aprendiam sobre a história do Dédalo e Ícaro. Sinto que deram o melhor de si, encarnaram personagens e absorveram “saber” com o coração.
Mas, desenganem-se, porque também tivemos uma professora que foi
participante ativa! Dançou por ela, por mim, e por todos os outros professores que estavam presentes.
À professora Joana Nogueira, um muito obrigada pela brilhante iniciativa, pois saí de lá leve e de coração cheio. Amei tudo o que observei, pelos meus olhos, pela lente do telemóvel, crianças fascinadas e felizes, adultos alegres, todos em comunhão com tudo o que ali se passou, porque muitos testemunhámos e todos sentimos de maneiras diferentes.
Ah, ainda não disse. Na captura de cada momento, o “meu” cenário não era a sala Delta, mas sim um templo da Grécia Antiga, aquele que a minha mente via para além da janela do escritório da Sara.
Professora Telma Geraldo
No dia 19 de março, comemorámos o dia de São José na escola. Uma das atividades disponíveis para os alunos foi preparada pela professora Joana Nogueira, no âmbito da disciplina de ICLC.
Foi realizada uma videoconferência com uma professora de dança clássica grega, habitante na Grécia, que se encontrava vestida a rigor, com trajes brancos e sandálias étnicas que a faziam lembrar uma deusa, o que maravilhou todos os participantes.
Sara, de seu nome, contou histórias da mitologia grega a miúdos e graúdos que, posteriormente, foram dramatizadas e dançadas por todos.
Que momento tão bonito e inspirador que foi esta sessão dinamizada pela Sara, que se manifestou uma excelente comunicadora, inspiradora e carinhosa para com todos. Foi, de facto, um momento que não iremos esquecer tão cedo.
Obrigada, Sara. Obrigada, Magistra Joana!
Professora Soraia Félix


O workshop de dança antiga, apresentado pela Sara, foi uma experiência muito enriquecedora. A maneira como nos guiou através das coreografias, explicando o contexto histórico e cultural de cada passo, junto com a sua energia, tornou o ambiente muito envolvente e dinâmico. Todos quiseram participar, professores incluídos!
Agradecemos à Sara e à Joana a oportunidade de viajarmos, de forma autêntica e profunda, à Grécia Antiga.
Professoras de Matemática
Eu gostei muito daqueles momentos proporcionados pela disciplina de ICLC.
Diretamente de Atenas tivemos uma aula sobre danças gregas dada por uma professora muito simpática. Juntos, professores e alunos, aprendemos o significado da palavra dançar para os gregos.
Adorei!
Professora Maria do Céu
Na Festa de São José, tive a oportunidade de aprender a dançar com a Sara, uma professora muito simpática que vive na Grécia.
Não só aprendemos a dançar, como ela nos contou o mito de “Teseu e o Minotauro”, que eu nunca tinha ouvido. Enquanto ela contava, nós íamos fazendo gestos associados ao desenvolvimento da história, inspirados nas ordens arquitetónicas dórica, jónica e coríntia. Depois, dançámos com tecidos a história de “Dédalo e Ícaro”.
No fim, aprendi uma lição muito importante. Não devemos querer aproximarmos nem muito do sol, nem muito do mar. O equilíbrio é o mais importante!
Gostei muito desta experiência!
Inês, 5.ºH
Quando a professora de ICLC disse que ia haver um momento para fazermos danças gregas, eu fiquei muito curiosa para saber como eram (mas nunca pensei que fosse assim).
Ao chegar lá, o ambiente estava muito animado e feliz, o que despertou a vontade de dançar!
A Sara era muito bonita, querida e simpática, com um enorme potencial para ensinar os outros.
Sinto que saí de lá com muitos conhecimentos e aprendizagens. A sara explicava de forma simples, o que fez com que percebêssemos tudo!
A minha parte favorita foi a dança com os véus. Senti-me livre e com vontade de voar!
Foi uma experiência muito criativa e espero vivê-la mais umas vez!
Yasmin, 5.ºA
Na oficina de dança grega clássica conheci a Sara que era professora de dança grega antiga. Ela tinha uma roupa linda, branca, um cinto de metal dourado, assim como os brincos, as pulseiras e um colar.
Aprendemos que, para os gregos, tudo era dança. Ouvimos a história de Dédalo e Ícaro e fizemos gestos para contar a história e depois com movimentos. Eu adorei! Fizemos de pássaros e ouvimos música e dançámos com lenços. Foi muito divertido!
Isabel, 5.ºC
Nós gostamos muito desta experiência porque aprendemos bastante sobre a história de mitos gregos aprendemos também como era a dança dos pássaros e como tudo na Grécia antiga era dança.
Gostávamos muito que estas experiência se repetisse.
Carolina e Maria Rita, 5.ºB