Iniciámos o terceiro período com a esperança de saber dar continuidade ao enorme desafio que, inevitavelmente, se impôs ao contexto educativo do qual todos fazemos parte.
Na esperança de reencontrar cada rosto que enriquece a nossa escola, cada educador, com as suas fragilidades, mas também com todo o seu coração bem presente na missão de ensinar, pensou, preparou, acolheu, partilhou, reinventou e reinventou-se, no sentido de tornar o ensino a distância, um ensino mais próximo.
Encontrando-nos a meio do período, é tempo de refletir sobre o caminho percorrido e ouvir o sentir de quem está do outro lado… com a certeza, porém, que não é um ecrã que esmorece a relação de cumplicidade e de compreensão existente entre todos os elementos que constituem a comunidade educativa, nomeadamente, a relação professor/aluno.
São tempos difíceis, mas é na adversidade que adquirimos as competências necessárias para superarmos barreiras e nos tornarmos mais humanos.
Tânia Cachulo | Professora
E@D… O que dizem alguns alunos do 2.º Ciclo?
Este período, com as aulas online, tem corrido, no geral, como esperado. Mas claro que existem vantagem e desvantagens.
Começando pelas vantagens, na realidade, na minha opinião, não existem muitas…. Existe o conforto da casa, a capacidade dos professores em organizar e orientar as turmas com diferentes trabalhos online.
Passando agora para as desvantagens, não quero criticar, mas ajudar a melhorar. Sinto que o tempo de ecrã, em algumas disciplinas, excede o previsto, o que faz com que fiquemos sem tempo de trabalho autónomo e muito cansados do ecrã.
Às vezes, também sinto que em algumas disciplinas a matéria não está a ser dada, somos divididos em grupos e somo nós que temos de “dar a matéria”. Temos de explorar e estudar os assuntos da aula, sentindo-nos um pouco sozinhos.
Outras vezes, sinto que em algumas disciplinas a matéria é dada muito depressa, o que faz com que eu fique um pouco perdida e sem a perceber bem. Contudo, há várias disciplinas em que tudo está a correr bem como Português, Matemática e Inglês, em que me sinto sempre acompanhada. Por exemplo, às vezes, a minha internet falha e eu não consigo entrar. Quando entro novamente nessas disciplinas, sou logo orientada pelas professoras e isso deixa-me feliz.
Sinto-me feliz e acompanhada pelo facto de a nossa diretora de turma nos ajudar muito a organizar as tarefas e os materiais de trabalho.
Nunca pensei dizer isto, mas tenho muitas saudades da escola, tanto do espaço como dos amigos, dos professores e auxiliares.
Em suma, as aulas online são algo novo e diferente a que nos temos de habituar.
Clara Moreira | 6D
As aulas online são, provavelmente, a melhor opção para o que estamos a viver agora, por isso é uma vantagem. Mas estamos sempre a olhar para um ecrã e sentimos vontade de voltar à escola, vermo-nos fisicamente e fazermos brincadeiras nos espaços comuns. Falta o sol e a chuva, os risos e os abraços. E tudo isto faz-nos ter muitas saudades da nossa escola! Mesmo sabendo que estas aulas são uma boa opção, sinto falta de estar na própria escola e de ver os meus amigos, colegas e professores.
Laura Santos | 6D
Na minha sincera opinião, as aulas online salvaram a minha quarentena, porque estando sempre nos mesmos espaços fechados, dia após dia, com as mesmas pessoas, em casa, pode ser algo muito frustrante. Além disso, também não temos um objetivo para alcançar e isso faz crescer aquela preguiça de não querer fazer nada.
Entretanto, as aulas online chegaram e salvaram-me. Estas mesmas fizeram-me executar algo que nunca tinha feito no decorrer destes tempos. Sim, estas aulas trouxeram-me objetivos, nos quais me foquei, resolvi problemas…
Em suma, as aulas têm-me ajudado muito a não desistir, fazem-me querer voar cada vez mais alto e alcançar os meus objetivos.
Vasco Pinto | 6D
Estas aulas têm sido diferentes e sinto saudades de me divertir com os colegas e do contacto com os professores.
As aulas online são menos cansativas e posso levantar-me um pouco mais tarde. Sinto falta das rotinas escolares que eram partilhadas com muitas pessoas de que eu gostava.
Mas, como estamos nesta situação, é a melhor forma de continuar a aprender.
Maria Caetana Leitão | 6D
Penso que as aulas são divertidas, mas têm as suas desvantagens, tais como: o horário devia ser um pouco menor e, algumas vezes, temos problemas de internet. Tirando isto, penso que, quando nós regressarmos às aulas, vamos saber a matéria deste 6.º ano.
Sei que os professores estão a fazer o seu melhor e queria agradecer-lhes por isso.
Luís Oliveira | 6D
Na minha opinião, as aulas online são uma grande vantagem, pois evitam-se as deslocações de carro e o tempo perdido no trânsito. Mas estas aulas não têm só vantagens. Acho que uma das desvantagens é estarmos muito tempo em frente ao ecrã. Outra é não podermos estar fisicamente com os colegas e professores.
Tenho muitas saudades da escola, de brincar com os amigos no pátio, dos auxiliares, de estar com os professores, da igreja… Em geral, tenho saudades de toda a escola!
Sebastião Paula | 6D
Na minha opinião, estas aulas não presenciais têm sido diferentes, tanto na forma como se fazem as avaliações como na comunicação.
A vantagem de ter estas aulas é que não há atrasos.
Como desvantagens, refiro que, no fim do dia, fico com os olhos mais cansados do que o costume e não podemos estar com os professores e colegas fisicamente, só virtualmente…
E o que sinto mais saudades da escola é mesmo a parte de interagirmos no intervalo e dos jogos com a turma.
Mesmo nesta situação, temos de nos sentir honrados por termos acesso às aulas!
Carolina Feio | 6D
Nestas aulas de zoom, muitos professores não têm proporcionado momentos de trabalho autónomo para podermos descansar do ecrã.
Sinto que as questões de aula são mais fáceis no moodle e na escola virtual do que noutros sites da internet.
Nos intervalos, não podemos estar com os colegas.
Maria Isabel | 6D
Acho que esta nova forma de aprender tem vantagens e desvantagens.
Uma vantagem é que não temos de atravessar aquele trânsito para ir para a escola, que, muitas vezes, acaba em atrasos.
Por outro lado, uma desvantagem é que os alunos não são todos iguais, ou seja, o sentimento de responsabilidade de cada um não é o mesmo e, por isso, acontecem alguns problemas que não surgiriam nas aulas presenciais.
Isabel Pimentel | 6D
Estamos no 3.º período e estamos isolados em casa. Não é o mesmo, mas também tem as suas vantagens, tais como: estamos a acordar mais tarde e há menos trânsito…
Infelizmente, também há desvantagens, como, por exemplo, não podermos brincar com os amigos e sentirmos muitas saudades uns dos outros.
Espero que o isolamento passe a voar, porque tenho saudades da minha escola.
Tomás Leitão | 6D
Eu sinto que estas aulas são mais complicadas e difíceis de comunicar e aprender, já para não falar de estar sempre em frente ao computador. Mas, por outro lado, o acesso à plataforma zoom é fácil e somos mais pontuais.
Manuel Pinto | 6D
As aulas online têm aspetos positivos e negativos.
Por exemplo, a distância física faz com que tenha mais dificuldade em me concentrar nas aulas e não consigo interagir com os meus amigos. Por outro lado, já não preciso de acordar às 6:30 da manhã.
Francisco Pereira | 6D