A força de uma imagem

> Seara > A força de uma imagem

seara-21-forca

Esta fotografia foi tirada num hospital nos Estados Unidos da América. Este casal de enfermeiros discutiu de manhã, no caminho para o trabalho, sobre a música que iam a ouvir no carro. Esta imagem foi captada depois dos seus turnos, nos quais são responsáveis por entubar doentes infetados por coronavírus. Esta fotografia foi partilhada pelo mundo todo e acabou por ser imagem de destaque em muitos telejornais. Ao serem entrevistados sobre o contexto no qual foi captada esta imagem um deles disse: “Afinal, aqueles assuntos banais sobre os quais estávamos a discutir de manhã não têm assim tanta importância.”. 

Para mim, esta imagem, além de ser muito atual, visto que está relacionada com a situação sem precedentes pela qual estamos a passar, representa a solidariedade, o amor e a esperança. Primeiramente, solidariedade, porque o grupo que estas duas pessoas representam sacrifica-se pelos outros, por todos nós. De esperança e de amor, porque considero que nos conseguimos relacionar com esta fotografia, visto que muitos de nós estamos longe dos que mais gostamos e, mais do que nunca, percebemos o impacto que estes sentimentos têm na nossa vida.

Solidariedade, amor e esperança são as palavras de ordem da situação atípica que estamos a viver e jamais tinham tido tanto significado para todos nós. Esta imagem representa o que a maioria das pessoas está a aprender com esta situação: a valorização do que é mais importante, o olhar para o outro, e o esquecimento de todas aquelas pequenas coisas sem valor que muitas vezes eram suficientes para nos estragar o dia.

O mais importante a reter desta imagem é que estas três palavras não deviam ser as mais importantes agora, mas sempre. Quando já não tivermos que usar máscara e luvas não nos podemos dar ao luxo de esquecer tudo o que aprendemos, tudo o que esta imagem representa. Afinal, sem solidariedade, sem amor e sem esperança a nossa vida perde todo o significado.

Catarina Bernardino de Matos | 11T4