Exercício de sensibilização para o risco sísmico

> Seara > Exercício de sensibilização para o risco sísmico

seara-7-sismosNo passado dia 15 de setembro, pelas 11h15, os Salesianos de Lisboa, associaram-se ao exercício nacional «A Terra treme». Tratou-se de uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. 

O exercício teve a duração de um minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar.

No final do simulacro foi entregue a cada participante um folheto informativo, com indicações práticas que podem fazer a diferença.

Paulo Miranda | Professor

Ao realizarmos o simulacro do sismo, apercebi-me da importância de sabermos o que temos de fazer e os procedimentos que devemos realizar, pois não sabemos quando poderá acontecer um sismo mais forte ou mesmo um terramoto. 

Para mim, foi uma experiência nova e importante. No Brasil, não são realizados simulacros de sismo porque não existe risco de acontecer um terramoto como poderá acontecer aqui em Lisboa.

Carolina Becker | 7.º A 

Para mim, como aluno, o simulacro foi muito bom. Assim, quando ocorrer uma situação de sismo, estaremos sempre preparados e saberemos como nos devemos comportar durante o mesmo. Além disto, também gostei porque aprendemos a fazer um kit de emergência. Acho que foi uma boa iniciativa tomada pela escola e também pela cidade de Lisboa, porque nunca se sabe o que pode acontecer e, por isso, devemos estar sempre prevenidos.
E como diz o velho ditado mais vale prevenir do que remediar.

José Teixeira | 8.º C

Na sexta-feira, dia 15 de novembro, foram-nos entregues pequenos livrinhos laranjas para a mão. Intitulavam-se “Sismos – Prepare-se e proteja-se”. Após o folhearmos, a professora anunciou que às 11h15 iríamos ter um exercício de simulacro de sismo e mostrou-nos um vídeo d’A Terra Treme. Com ele, aprendemos os três gestos simples no caso de sismo – baixar, proteger e aguardar – e, chegada a hora, assim o fizemos. Durante um minuto, aguardamos de baixo das mesas, um minuto que um dia mais tarde poderá salvar a nossa vida. Lisboa é uma zona propensa à ocorrência de sismos, logo devemos estar prevenidos, prepararmo-nos e protegermo-nos.

Maria Pinto | 9.ºA