Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett

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seara-06-freiluisdesousaNo âmbito do estudo da obra Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, para a disciplina de Português, os alunos de 11º ano da escola Salesianos de Lisboa deslocaram-se, no dia 5 de novembro de 2019, ao auditório de Santa Joana Princesa, com o intuito de assistir, às 10h30, à encenação da peça pela companhia Actus.

A representação da obra literária, na sua íntegra, tem uma duração de aproximadamente 3 horas. No entanto, a companhia de atores optou por adaptá-la, concentrando-a em 80 minutos, a fim de uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos literários por parte dos alunos.

As professoras de Português propuseram aos alunos de Literatura Portuguesa do 11º H1 uma perspetiva pessoal e detalhada do sucedido nessa manhã, a qual será abordada no texto que se segue.

Aos nossos olhos, como duas alunas, consideramos que a representação permitiu dar vida, de forma dinâmica, a mais uma das muitas obras literárias analisadas nas aulas de Português. Como adolescentes, costumamos, imediatamente, formular opiniões e criticar prontamente tudo o que vemos, sem a mais ínfima dúvida de que estamos sempre certos. Tendo sido esta atividade o nosso primeiro contacto com a obra de Almeida Garrett, esta iria automaticamente definir, de modo crucial, a nossa perceção e juízo sobre Frei Luis de Sousa. Porém, a encenação não desapontou: no fim, era claro, pelas caras dos nossos colegas, que esta tinha tido um impacto positivo, que deu aso a emoções fortes e a uma necessidade de refletir mais profundamente sobre o que assistimos.

Agora que tivemos, efetivamente, tempo para refletir melhor, percebemos que todas as pequenas escolhas e formas de interpretar adotadas pela Actus (desde a disposição do cenário com as cadeiras colocadas sempre em palco na lateral da cena, dando ao público uma noção dos bastidores e das trocas de vestuário das personagens, até à dinamização e criatividade na seleção que foi feita das falas mais importantes da obra em geral e respetiva reprodução nos altifalantes, no final da peça, o que serviu para ajudar os alunos a alcançarem uma melhor interpretação e retenção dos pontos mais importantes do drama, recorrendo ao poder de síntese) contribuíram para um ambiente inclusivo e completo, que proporcionou aos alunos uma perceção e análise claras do assistido.

Outro aspeto que consideramos importante salientar e valorizar foi a proximidade com que os atores nos abordaram, no geral, durante toda a peça, mas, em especial, no final, em que nos proporcionaram momentos de humor, de melhor esclarecimento e de diálogo.

Para finalizar, considerando o aprofundamento do conhecimento que nos foi garantido ao estudar Frei Luís de Sousa, concluímos que a abordagem do representado acabou por ser bastante próxima da realidade que nos queria ser transmitida por Almeida Garrett.

Agradecemos à companhia de teatro Actus pela sua brilhante e comovente interpretação, à escola, pela oportunidade promovida, e, por fim, às professoras do departamento de Português e Literatura Portuguesa pelo conhecimento que nos passam diariamente.

Constança Gonçalves e Mafalda Garcia | 11ºH1