| Bom dia de Ação de Graças: testemunhos do 9º ano |

> Seara > | Bom dia de Ação de Graças: testemunhos do 9º ano |

| Bom dia de Ação de Graças: testemunhos do 9º ano |

Nono A

Na vida nada fica igual, a vida muda… Nada permanece inalterado até ao fim…

Inevitavelmente, uma fase da nossa vida vai pertencer ao passado…o terceiro ciclo, o ensino básico, vai ser dado como terminado! Daqui a uns anos, esperamos ter saúde, sucesso, uma família… enfim, desejamos alcançar os nossos objetivos!  Mas daqui a uns anos também teremos várias histórias da nossa adolescência para contar. Vamos valorizar quem nos ajudou a crescer ao longo destes anos! Vamos recordar quem nos orientou para sermos pessoas íntegras!

A entreajuda, os conselhos dos professores, dos auxiliares e dos amigos nunca serão esquecidos.

Agradecemos ao Sr. João, à D. Augusta, ao diácono Casimiro, às nossas queridas diretoras de turma Teresa Pesqueira e Ana Filipa Matias, e ao nosso coordenador de ano, professor Maximino Gomes, e a todos os outros professores o facto de nos terem ajudado a crescer e a sermos jovens felizes no 3º Ciclo! Muito obrigado!

Agora, para os nossos colegas do 3.º Ciclo… 

Aproveitem bem estes anos, valorizem todos os momentos, mesmo aqueles em que estamos mais aborrecidos ou cansados. Faz parte!

Respeitem-se uns aos outros, sejam amigos, sejam felizes!

Um dia, olharemos para trás, recordaremos momentos e diremos VALEU A PENA!


Nono B

Bom dia 3.º Ciclo!

Eu e a Margarida viemos, em nome do 9.º B, testemunhar a nossa passagem pelo 3.º Ciclo.

Há tantas coisas que gostávamos de vos contar, mas, infelizmente, o tempo de antena não é muito, por isso, tentámos resumir o melhor possível as experiências vividas.

7.º ano: um novo ano, um novo ciclo, uma nova turma. Turma esta que integrava pessoas de grupos diferentes que nunca tinham convivido. Começámos com o pé esquerdo, não éramos amigos nem tencionávamos ser… Estávamos longe de ter um comportamento exemplar e de criar laços e o pior é que não estávamos minimamente preocupados. Éramos uma confusão!

8.º ano: o verão mudara a nossa cor, pele mais morena, cabelo mais loiro, alguns mais magros, outros mais altos…era de esperar que também a nossa atitude tivesse mudado. Nem por isso. Não queríamos saber de nada nem de ninguém, chegava a ser ridículo e só agora sabemos reconhecer que não era de todo normal a distância que mantínhamos uns dos outros. Como tal, achamos que devemos um grande pedido de desculpas às professoras Susana Araújo e Inês Monteiro que tão bem nos acompanharam e tanto nos perdoaram.

9.º ano: nova diretora de turma… a nossa querida professora Sofia Araújo! Obrigada! Mas obrigada mesmo! Obrigada por nos mudar não só enquanto alunos, mas também enquanto pessoas. É graças a si que, hoje, o 9.º B é unido e repleto de amizades!

7.º e 8.º anos. Por muito que achem que as repreensões são perdas de tempo e que os professores não vos ouvem, saibam que nós descobrimos que eles querem apenas o nosso bem! 

A professora Sofia, por exemplo, mostrou-nos que era importante mudar e, para que tal acontecesse, foi necessário mão dura e chamar-nos frequentemente à razão. Levou algum tempo, mas conseguiu! Finalmente, percebemos que estávamos mal, que tínhamos de mudar. E mudámos, vimos uma nova faceta da nossa tão adorada diretora de turma, brincalhona, divertida e preocupada. 

Por isso, o melhor conselho que vos podemos dar é: aproveitem! Não percam tempo com discussões inúteis, façam amizades e CRIEM MEMÓRIAS!

Não deixem para amanhã aquilo que podem fazer hoje e deixem testemunhas dos vossos feitos, porque, como já o grande Barney Stinson, dizia “nothing is legendary unless your friends are there to see it”!

Ah e estudem, estudem muito, que é importante. Obrigada!


Nono C

Chegou o dia, o momento do nosso Bom Dia de Ação de Graças.

Como era bom podermos voltar atrás no tempo e vivermos todo o 3.° ciclo outra vez! Mas, como isso não é possível, estamos hoje aqui em nome do 9.° C para agradecer tudo aquilo por que passámos. Todos os intervalos, todas as festas, todos os jogos de futebol e todas as brincadeiras e momentos divertidos que tivemos. Todas as aulas normais e todas aquelas aulas que os professores, amavelmente, nos cederam para estudarmos. Todos os momentos vividos e por tudo o que com eles aprendemos. 

Queríamos também agradecer em especial à nossa diretora de turma, a professora Sónia Neves, por tudo o que nos ensinou, por todos os bons e maus momentos, por tudo aquilo que passou connosco e por tantas vezes ter lutado e acreditado em nós quando já ninguém acreditava.

Professora, um grande obrigado!

Temos a certeza de que nunca nos iremos esquecer da professora e de todos os professores, auxiliares e restantes alunos!

Foram, sem dúvida, três anos de amizade e alegria!

Para os que permanecem no 3.º Ciclo, acreditem que estes serão os melhores anos da vossa vida, farão grandes amizades e aprenderão muito.

Aproveitem bem porque o tempo passa a correr e, em breve, serão vocês que estarão no nosso lugar.

Mais uma vez, um grande obrigado por tudo e até uma próxima…


Nono D

É verdade! Chegámos ao fim de mais um ano letivo. Passou bem rápido, não acham? Ainda ontem era dia treze de setembro, o verão estava a chegar ao fim e nós ansiosos pelo novo ano e alguns pelas novas turmas! Pois bem, o 9.º D chegou ao fim da sua jornada no 3.º ciclo, e vai a caminho do Secundário já desejado por tantos.

Nestes três anos, fizemos muitas amizades, não só com os colegas de turma, mas com todos aqueles que cruzaram o nosso caminho. Unimo-nos enquanto turma, enfrentámos os obstáculos juntos!

Obrigado a todos, em especial aos DT’s que sempre nos defenderam quando foi preciso, mas também nos souberam dar aqueles “recados”, que num tom menos agradável, foram bem merecidos.

Professor Jorge Neto, estamos-lhe gratos por estes dois anos, foi um professor incansável e sempre presente. Obrigado pelas aulas maravilhosas, pelas boas memórias que levamos daqui e por ter sido tão nosso amigo! Claro que também não esquecemos a tão querida professora Ana Cabaço, que recordamos hoje, neste dia importante da nossa vida. Foi ela que nos acolheu naquele ano tão confuso em que chegámos ao 7.º.

Colegas de 7.º e 8.º anos, não se esqueçam de viver e de aproveitar todos os momentos. 

Mesmo sendo difícil, chegamos aqui porque nos empenhámos, dedicámos e lutámos contra as dificuldades e contámos sempre com o apoio de todos os professores e educadores!


Nono E

Entrámos no 7.º ano meio perdidos. Nem sabíamos bem no que é que nos metíamos. Turma nova. Professores novos. Disciplinas novas. Ciclo novo. Vida nova e assustadora… 

8.º ano. “Para o ano é que vai ser”. Mais um ano de manhãs sonolentas, de aulas longas e intervalos incrivelmente pequenos. Mais um ano acompanhando os ritmos dos famosos bips.. Mais um ano de testes, mais um ano de chegar ao tão esperado verão. Pensar que, no ano seguinte, já íamos ser os grandes finalistas deu-nos motivação para encararmos aquele ano da melhor forma.

9.º ano. Entrámos mais unidos que nunca. Uma turma que agora é inseparável. Responsabilidade, uma das mais importantes noções que interiorizámos este ano. Relembramos a grande frase do 9.º ano “Vocês são os mais velhos, deem o exemplo”. 

E agora? O Secundário é para nós uma fase algo assustadora. Mas de uma coisa temos a certeza: saímos deste ciclo pessoas diferentes, com novos objetivos, com uma melhor forma de encarar os desafios e com novas e fortes amizades!

Uma palavra aos mais novos: 

Aproveitem cada momento porque, num abrir e fechar de olhos, estarão na mesma posição que nós … tristes por deixarem este ciclo, mas também entusiasmados com uma nova e importante fase da vida que se aproxima.

Queríamos dedicar esta nossa despedida a todos os professores que nos acompanharam, especialmente ao professor Rui Santos, que nos acompanhou no 7.º e 8.º anos e ao Professor Max, que nunca desistiu de nós no 9.º ano. Por fim, relembrar duas pessoas que começaram connosco esta aventura, mas que, infelizmente, já não se encontram aqui fisicamente. No entanto, de certeza que irão connosco até ao fim:

À nossa querida professora Ana Cabaço, que fez de nós grandes historiadores e grandes pessoas, por ela temos uma gratidão imensa! E ao nosso amigo Tico, um lutador gigantesco, que de nós nunca se esqueceu e que nos tornou pessoas felicíssimas por termos uma amizade como a dele. 

E é por eles e por todos os professores deste ciclo que nos despedimos com um grande e orgulhoso OBRIGADO!


Nono F

Involuntariamente voou o vento 
e passou o tempo, com uma invulgar aceleração.
infinitos cálculos depois,
a calculadora cansada é colocada no cacifo das memórias, à espera de ser encontrada por uma nova leva de curiosos.
leva tal que, tal como nós, será levada, através de um passadiço estreito e sinuoso,
à vasta praia que nos espera para o ano.

Cada dia passado, com uma chiclete 
na boca, Os Lusíadas na mão, e 
o espírito salesiano no coração,
corresponde a uma tábua percorrida 
neste percurso que é a vida.
percurso que será eternamente recordado com pontadas de nostalgia, rapidamente transformadas em melancolia e tristeza
características de alguém saudoso.
sentados no passadiço, de lápis na mão,
desenhamos a paisagem desfocada 
(e ainda incerta) que nos aguarda.

Mas não esquecemos o princípio desta caminhada, que foi igualmente o princípio 
de inúmeros momentos que reforçaram
a união e afeto partilhado por todos nós.
nada disto seria possível, claro, sem a luz do 
farol que sempre nos guiou pelo caminho mais indicado, de modo a superarmos qualquer obstáculo que se atravessasse diante de nós.
deixamo-vos o conselho de aproveitar ao máximo cada pedaço da vossa jornada,
individual e coletiva, até ao momento em que forem submersos pela imensidão do oceano.

Está claro o conceito?

Para terminar, queremos agradecer estes três anos às nossas Diretoras de Turma, Professoras Sandra Catalão e Elsa Fernandes, que tanto se empenharam para sermos felizes neste ciclo que marca a nossa adolescência!

Muito obrigado.


Nono G

Já sabemos que estão cansados, mas como dizem, os melhores ficam para o fim.
Chegámos ao fim desta etapa tão marcante da nossa vida: o fim do ensino básico e o nosso tão querido terceiro ciclo. Estes três anos foram uma bela confusão entre novas amizades, novos professores, novas disciplinas, momentos de diversão, estudo e oração; entre corta-matos, festivais gímnicos, festas de Natal, teatros e concertos; entre amizades profundas e outras um tanto coloridas; mas, prevalecemos. Vamos tentar contar um pouco do muito que há para contar. Recuam connosco?

Hum, por onde começamos?  Pelo primeiro dia do 7.º ano! Este ano passou um pouco devagar, nova turma e novas pessoas, mal sabíamos nós as tantas memórias que iríamos fazer juntos. As primeiras foram a ida a Mérida (em que recordamos tão carinhosamente a professora Ana Cabaço), a festa de Natal em que o nosso par na dança foi um guarda-chuva e os Jogos Nacionais no Meo Arena.

No 8.º ano, o ritmo acelerou, tanto a nível escolar, como físico e psicológico. Descobrimos que estudar na véspera  já não resultava muito bem, apesar de ainda tentarmos. Marcam-nos  inúmeras experiências, em especial o Slide&Splash.

No 9.º ano, esta viagem passou tão rápido como as montanhas-russas que encontrámos em Paris. Não há palavras suficientes que resumam este ano único e inesquecível. A viagem a Paris é um exemplo disso. Recordamos, com especial carinho, as noitadas nos quartos do hotel e as poucas horas dormidas, os inúmeros monumentos e museus que visitámos e os passeios que demos, mas, acima de tudo, as amizades que fortalecemos. Ainda nos custa acreditar que foi real e que não foi apenas um sonho. Mas, se pensam que o 9.º ano foi só a viagem de finalistas, estão bem enganados. Não nos podemos esquecer de mencionar as típicas festas e as memórias que criámos juntos.

No fim do terceiro ciclo, levamos memórias únicas e três anos da nossa adolescência bem passados com amigos e professores incríveis. Fica a saudade e o carinho pelos momentos que aqui vivemos.

Por fim, gostaríamos de agradecer às professoras Ana Sofia e à professora Teresa Freitas pela paciência para nos aturarem em Paris, à professora Ana Cristina Alves por ser uma diretora de turma persistente e à professora Cristina Fernandes e ao professor Max por estarem sempre atentos e presentes. 

Para os alunos do 7.º e 8.º , aproveitem ao máximo estes anos velozes e divirtam-se ao máximo! Terminamos este testemunho com saudade e nostalgia e com a certeza de que nunca nos esqueceremos destes três anos únicos!
 Obrigada, 3.º ciclo!


Nono H

Estamos a poucos dias de terminar o 3.º ciclo e de começar uma nova etapa da nossa vida, o Secundário. Estes 3 anos fizeram-nos crescer como alunos, mas sobretudo como pessoas. Destacamos as aulas mais exigentes, com a prof.ª Anabela Jerónimo, as mais enérgicas, em que ficamos todos possuídos, com a prof.ª Sofia Araújo, o prof. Luís Seixas, que nos recebeu não só nesta etapa da nossa vida, mas também no início de todas as aulas , de braços abertos , literalmente; a prof.ª Helena Santos,  que, do centro para a periferia, nos fez a todos gostar de Geografia. Lembramos ainda o prof. David Rodrigues, que já nos acompanha há 3 anos e deve gostar tanto de nós como de pastilha elástica; a grande prof.ª Marta Sousa, não só como pessoa, mas também em altura, que nos vai marcar sempre com as típicas frases: “Who cares , I don’t !”; a prof.ª Hélia Bulha, que ainda hoje nos deve uma aula a fazer bolos; a madame Catarina Pipa, por ter tornado a viagem a Paris a melhor das nossas vidas; o prof. Nuno Santos, por ter tornado Barcelona inesquecível, e, por fim, o melhor coordenador que podíamos ter, o prof. Max, muito obrigado!   Mas o maior e mais especial obrigado é para a nossa diretora de turma, prof.ª Inês de Matos, especialmente por nos ter acompanhado nas incríveis viagens a Paris e Barcelona!

Obrigado a todos os professores, pois além de ótimos educadores, tornaram-se grandes amigos.   Queremos também agradecer à Bia, que cedeu o seu tempo para nos fazer este vídeo incrível, obrigado! O conselho que aqui deixamos é que aproveitem ao máximo, porque, quando derem conta, estão vocês a preparar o Bom Dia de Ação de Graças! São 3 anos únicos, que nunca esqueceremos!

Muito obrigado a todos os que fizeram parte deles!