Tapada de Mafra e Palácio Nacional de Sintra

> Seara > Tapada de Mafra e Palácio Nacional de Sintra

seara-17-tapada

No dia 19 de fevereiro, os alunos do oitavo ano dos Salesianos de Lisboa realizaram uma visita de estudo ao Palácio Nacional de Sintra e à Tapada de Mafra, no âmbito das disciplinas de História e de Ciências Naturais.
No Palácio, vimos vários estilos de construção, incluindo o manuelino e a arte muçulmana. Também ouvimos uma lenda sobre o rei D. João I, que explicava o facto de haver, numa das salas, várias pombas representadas no teto. Achámos igualmente interessante uma grande sala onde constavam os brasões de várias famílias nobres portuguesas.
Da parte da tarde, dirigimo-nos à Tapada, onde fizemos uma “tour” de comboio e pudemos participar num ateliê de apicultura. Começámos pelo ateliê, no qual recolhemos informação importante para completar o nosso guião de trabalho e aprendemos um pouco mais sobre as abelhas e a sua vida atarefada. No final, pudemos provar um pouco de pólen!
Durante a viagem de comboio, vimos vários animais (especialmente, gamos e veados) e, à medida que os observávamos e ouvíamos a bióloga que nos acompanhou durante a “tour”, fomos respondendo à parte final do guião. No geral, esta visita foi espetacular! Aprendemos coisas novas e divertimo-nos! Queremos agradecer à escola por nos proporcionar esta oportunidade! 

José Teixeira e Maria Trindade | 8ºC

No passado dia 19 de fevereiro, tivemos a possibilidade de ir à Tapada de Mafra e ao Palácio Nacional de Sintra. Na Tapada de Mafra, observámos o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Conseguimos ver veados, gamos, javalis, aves de rapina e anfíbios, o que foi muito interessante. A viagem de comboio acabou por dar dinamismo à visita!  De seguida, assistimos a uma atividade de apicultura em que aprendemos como se apresenta a sociedade de abelhas.
Já no palácio Nacional de Sintra, conseguimos perceber como era a vida nos séculos passados, visitando as salas de festa, os quartos e as outras divisões como a cozinha com duas chaminés únicas, na Europa. Foi muito boa esta visita! 

Madalena Martins, Catraina Bacelar, Carolina Megre, Margarida Guerra e Inês Gomes | 8.º A

No passado dia 19 de fevereiro o 8ºano visitou a Tapada de Mafra e o Palácio Nacional de Sintra.
Na Tapada, aprendemos mais sobre o ecossistema que lá podemos encontrar. Vimos diversas espécies de animais, árvores centenárias e respondemos às questões do guião de Ciências durante o trajeto de comboio. Depois seguiu-se o atelier de apicultura, de que gostámos muito e onde aprendemos muito acerca das abelhas.
Depois do almoço/piquenique partimos em direção à vila de Sintra.  Visitámos o Palácio onde a família real passava férias. No palácio estivemos em várias salas, cujos nomes têm origem no que nelas está representado. Por exemplo, a sala dos Cisnes tem cisnes no teto que representam a realeza.  Vimos também muitas pinturas, arcas e contadores, visitámos alguns quartos e também a cozinha com as suas chaminés emblemáticas.
No final, pudemos apreciar a vista da bonita vila de Sintra a partir de uma das varandas do palácio, onde tirámos uma fotografia de turma para mais tarde recordarmos um dia muito bem passado.
Regressámos à escola felizes e mais sábios!

Margarida Soares, Ricardo Pereira, Gonçalo Gonçalves e Pedro Coito | 8ºD

No dia 19 de fevereiro, nós, alunos do 8º ano dos Salesianos de Lisboa, fomos visitar a Tapada Nacional de Mafra e o Palácio de Sintra, no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e História.
Começámos pela Tapada e, mal lá chegámos, participámos numa atividade diferente, um “Atelier de Apicultura”, onde aprendemos muitas curiosidades acerca das abelhas que nos fizeram refletir acerca da sua importância para o ecossistema do nosso planeta e valorizar mais estes animais. Afinal, o mel é apenas um dos seus muitos contributos. De seguida, explorámos toda a floresta, de comboio, acompanhados por uma guia que nos ia dando a conhecer as particularidades daquele espaço único. Vimos vários animais, gamos, veados, javalis, aves de rapina… e alguns bem de perto! Os conhecimentos adquiridos nas aulas permitiram que fossemos capazes de aproveitar ao máximo esta fantástica experiência.
No período da tarde, fomos, então, até Sintra e visitámos o Palácio da Vila e foi como se tivéssemos feito uma viagem no tempo, até ao século XIV, e a História ganhasse vida nas salas, nos quadros e nos objetos que nos convidavam a imaginar o que aquelas paredes, observadoras silenciosas, já tinham testemunhado outrora. Sempre com a guia a orientar o nosso percurso, percorremos os espaços mais emblemáticos do Palácio, incluindo a Sala dos Brasões, onde todos procurámos aquele que correspondia ao da nossa família. O balanço final é muito positivo, pois é divertido e desafiante aprendermos fora da sala de aula e pormos em prática os nossos conhecimentos.

Afonso Piló, Maria Lousan e Maria Eduardo | 8º E

No âmbito das disciplinas de História e de Ciências Naturais, no dia 19 de fevereiro, as turmas de oitavo deslocaram-se à Tapada de Mafra e, também, ao Palácio da Vila, em Sintra, para uma visita de estudo. Primeiramente, visitámos o Palácio. Por lá, aguardava-nos um monitor que tornou a visita muito estimulante, pois para além de conhecermos alguns pormenores sobre arquitetura ainda tivemos acesso a algumas curiosidades escondidas…
Mais tarde, dirigimo-nos para a Tapada de Mafra. Aí, almoçámos e, de seguida, fizemos um percurso de comboio onde tivemos a oportunidade de observar várias espécies de animais e de plantas. Depois, sentámo-nos para escutar um especialista a falar sobre apicultura. Este ensinou-nos um pouco sobre a vida das abelhas nas colmeias e de alguns produtos que estas geram. No fim, ainda provámos um deles!
Durante a visita à Tapada, todos os alunos recolheram algumas informações e registaram-nas num guião facultado pelas professoras de Ciências para, depois, ser entregue no final das várias atividades. O que gostámos mais nesta visita de estudo foi o facto de termos tido a possibilidade de aprendermos mais sobre ambas as disciplinas, num contexto bem diferente e de uma forma mais prática, descontraída e divertida!

Maria Beatriz Reis e Maria Inês Lopes | 8ºF

No dia 19 de fevereiro, as turmas do 8º ano foram desafiadas a descobrir um pouco mais sobre os conteúdos programáticos de duas disciplinas de que gosto muito, História e Ciências Naturais. 
Relativamente à disciplina de História, tivemos a oportunidade de conhecer o Palácio Nacional de Sintra. A história deste palácio, as principais personalidades da nossa História e os vários estilos arquitetónicos em que sobressaem os elementos góticos e manuelinos, utilizados pela Família Real Portuguesa até ao final da monarquia, em 1910, foram os aspetos mais interessantes. Na disciplina de Ciências Naturais, explorámos as riquezas do ecossistema da Tapada de Mafra. O atelier de apicultura foi muito interessante, pois percebemos a grande importância das abelhas para todos nós. Para além disso, realizou-se uma viagem pela Tapada onde foi possível observar uma grande diversidade de espécies animais (tais como o veado e o gamo) e vegetais (tais como o carvalho e o sobreiro). 
Para mim, esta experiência foi uma nova forma de aprendizagem que muito me satisfaz, pois estamos em contacto com as matérias lecionadas em sala de aula.  Um verdadeiro dia em que a História e as Ciências Naturais estiveram de mãos dadas. 

João Vaz | 8ºG