O meu pai é o melhor do mundo

> Seara > O meu pai é o melhor do mundo

seara-14-paiO meu pai é o melhor do mundo.

O 2º volume de catequese teve, no passado dia 5 de fevereiro, o seu momento de festa – celebrou-se a Entrega do Pai-nosso. Este é o ano em que as crianças da catequese têm um maior contacto com a oração que o próprio Jesus ensinou.

Foi a pedido dos seus discípulos que lhe disseram “Mestre, ensina-nos a rezar”, que Jesus toma a iniciativa de lhes ensinar a mais bela oração que contempla toda a nossa vida. E bastam apenas duas palavras para perceber isto mesmo. Foi esta a reflexão que o Pe. João Chaves nos ajudou a fazer. 

A primeira palavra “Pai” coloca cada um, cada pessoa, numa relação familiar com Deus. Mas não se trata de uma relação distante, trata-se de uma ligação de pai e filho em que o pai ama o seu filho e o filho ama o seu pai.  

É então a segunda palavra da oração – “nosso” – que nos coloca em relação uns com os outros. É por ela que nos tornamos irmãos, que nos cuidamos como irmãos e nos amamos como irmãos. Se nos olharmos desta maneira, mesmo aos que nos são desconhecidos, ou nos fazem mal, aprendemos a perdoar sem medida.

O grande desafio que nos fez Pe. João Chaves, é que passemos, não só a dizer a oração, mas a gostar de a dizer. Assim, com toda a certeza, o nosso coração, nossa mente e a nossa vida passarão e estar mais conectadas com esta oração, tão bela, tão exigente e tão tranquilizadora.

Marta Figueira | Pastoral