Visita de Estudo ao Kartódromo do Montijo

> Seara > Visita de Estudo ao Kartódromo do Montijo

seara-10-kartodromo-montijoNa sexta-feira passada, ambas as turmas de física do 12.ºAno tiveram a oportunidade de ingressar numa experiência que certamente irão recordar durante bastante tempo. Refiro-me, naturalmente, à possibilidade de conduzir um kart. Esta deu-se no seguimento da matéria lecionada nas aulas de física, relacionada com as forças de atrito. Deste modo pudemos aplicar o conhecimento à prática.

Por volta das 08:45, estávamos já todos reunidos na escola, mais que preparados para o que nos esperava. Seguimos logo para o autocarro, juntamente com os professores encarregues. Logo após a tão famosa contagem dos alunos, deixámos a escola e partimos para o tão aguardado destino. Cerca de meia hora depois, deparámo-nos com o Kartódromo do Montijo. 

De facto, fomos prontamente informados que, devido às condições atmosféricas instáveis, apenas poderíamos conduzir os karts indoor. Todavia, este ínfimo detalhe não alterou, como é obvio, o nosso entusiasmo. Seguidamente, fomos separados em três grupos. Quer isto dizer que se realizariam três corridas, cada uma com uma duração aproximada de quinze minutos. Pouco tempo depois, o primeiro grupo ouviu atentamente as instruções e colocou uma rede de beleza ímpar na cabeça, seguida do capacete de proteção. Cada um sentou-se no carro que lhe fora atribuído e, num piscar de olhos, a primeira corrida começara. Com curvas apertadas e derrapagens arriscadas, não faltava adrenalina. Com ultrapassagens audaciosas e, por vezes, choques ligeiros, não escasseava espanto por parte do público. Mal acabou esta corrida, seguiu-se logo a seguinte, e a posterior a esta.

No final de cada corrida, era notória a felicidade espontânea de cada aluno. Na verdade, não importava se o nosso nome aparecia em primeiro ou em último na tabela de classificação, ou se tínhamos feito a volta mais rápida ou a volta mais lenta. O que interessava mesmo era o sentimento de realização pessoal que possuíamos! O que interessava mesmo era a participação nesta experiência única juntamente com os outros colegas! O que interessava mesmo era o facto de nos termos tornado numa só turma. Unida.

Em suma, gostaríamos de agradecer aos professores responsáveis por nos terem proporcionado esta oportunidade irrepetível. Não só pudemos testemunhar a matéria de física adquirida em sala de aula, como também fizemos parte de algo que nunca poderemos esquecer. Só nos resta esperar que participemos em mais experiências como esta no resto do ano!

Martim Penim