EMRC em formação nos Salesianos de Lisboa

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«Ecologia Integral à luz da Laudato Si’»
Ação de Formação para o Grupo 290 (EMRC)
(3ª sessão)

seara-09-emrcNo passado dia 7 de dezembro, decorreu a terceira de três sessões agendadas para a Ação de Formação «Ecologia Integral à luz da Laudato Si’. Interpelações à Educação Moral e Religiosa Católica». A formação está a ser promovida pela Faculdade de Teologia, em parceria com o Secretariado Nacional da Educação Cristã e com os Secretariados Diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica das Dioceses de Lisboa e Setúbal. Decorreu nas instalações dos Salesianos de Lisboa, contando com a presença de cerca de 60 Professores de EMRC.

O tema escolhido para esta Ação de Formação, deve-se à falta de aprofundamento da Encíclica Laudato Si’ («Louvado Sejas»). Embora tenha sido publicada em 2015, só após estes anos é que as comunidades cristãs estão a começar a aprofundar os seus conteúdos. Outro fator que levou a escolher o tema, prende-se com a própria disciplina, uma vez que o programa foi renovado em 2014, e por isso, a Laudato Si’ ainda não está integrada no mesmo.

«Linhas de orientação e ação para a escola. Para uma educação e espiritualidade ecológicas» (Ls cap. 5 e 6). Coordenadas para a construção de itinerários pedagógicos. Partilha e discussão das estratégias pedagógicas e atividades desenvolvidas no âmbito da formação.

A primeira parte, contou com a presença de vários Professores de EMRC, que partilharam algumas boas práticas pedagógicas, com vista a aplicar a Laudato Si’ na nossa disciplina.

A Professora Leonor Caracóis, falou-nos sobre a Rede “Cuidar da Casa Comum”. Neste sentido, reforçou alguns pontos da encíclica, e referiu que a mensagem da ecologia está a chegar aos nossos jovens através da Gretta Thunberg. No entanto, e apesar da sensibilização, é difícil aprofundar com os alunos outas questões que também constituem a ecologia.

À disciplina, a Professora Leonor Caracóis lançou os seguintes desafios:
– Educar para um estilo de vida mais sóbrio, simples, diminuindo as necessidades energéticas e a produção de resíduos, fomentando um cuidado efetivo dos outros e do meio ambiente;
– Aprofundar os valores sociais e educar para o compromisso com o bem comum;
– Educar para a ética do cuidado;
– Proporcionar espaços de reflexão e diálogo, fomentando o pensamento crítico;
– Cultivar o gosto pela beleza e despertar nos alunos a capacidade de espanto, de agradecimento, de recetividade, de dom…

Para refletir sobre estas questões, pode criar-se um grupo nas escolas, que ajudem a sensibilizar outros colegas para a ecologia. É preciso conhecer, identificar e denunciar, sensibilizar, e implementar práticas concretas.

A segunda interveniente foi a Professora Rita Gil, que apresentou a proposta de trabalho de projeto. Projeto é, sobretudo, ir além daquilo que já se conhece; onde o professor é, essencialmente, o orientador e o aluno o protagonista. O objetivo do trabalho de projeto é desenvolver habilidades e competências nos alunos, que estão presentes no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Os últimos intervenientes da manhã, foram os Professores João Barros e Vítor Guerra, que nos apresentaram uma proposta de aula em cinco passos. O objetivo dos cinco passos é desenvolver diversas competências, como: aprender a ouvir e a verbalizar; descobrir o valor das ideias, das suas e dos outros; ganhar autonomia no pensar e desenvolver uma consciência ética; desenvolver a capacidade de cooperação; explorar e construir conceitos; enriquecer-se com a diversidade – com modos de pensar, sentir e agir que não são os seus. A aula é composta pelos passos: quebra-gelo, apresentação, reflexão/diálogo, síntese e avaliação.

A manhã terminou com a realização de trabalhos de grupo. O objetivo era que cada grupo realizasse uma proposta de aula, enquadrando-a numa Unidade Letiva, com vista a explorar com os alunos a necessidade de aplicar no nosso modo de vida o conceito de ecologia integral. Da parte da tarde, deu-se continuidade aos trabalhos de grupo e apresentaram-se os mesmos.

Para assinalar o último dia de formação, foi possível realizar um almoço partilhado. Foi um momento que proporcionou convívio e gerou maior proximidade entre os colegas.

Terminou assim a Ação de Formação dos Professores de EMRC, que nos abriu os horizontes e nos proporcionou a possibilidade de partilhar boas práticas pedagógicas.

Agradecemos a todos os formadores que passaram por esta Ação de Formação, bem como terem escolhido realizar este evento nos Salesianos de Lisboa.

Joana Veigas | Professora