O “Canteiro de Letras” recebeu a generosa Rainha Santa Isabel

> Seara > O “Canteiro de Letras” recebeu a generosa Rainha Santa Isabel

seara-5-canteiro-letrasNo âmbito do projeto “Canteiro de Lés a Lés”, na sexta-feira, dia 25 de outubro, o pátio do colégio foi surpreendido pela presença da rainha Santa Isabel e do rei D. Dinis (a Mafalda do 6.º I e o Tomás do 6.º D, respetivamente). 

Por onde passaram, rei e rainha captaram os olhares espantados dos que por ali se encontravam. Com a curiosidade a falar mais alto, os intrigados alunos não resistiram a aproximar-se para descobrir o que motivava a presença de tão ilustres visitas na nossa escola.
Informados de que se tratava de mais uma viagem do “Canteiro de Letras”, muitos foram os que quiseram embarcar até ao Centro de Portugal… E a descoberta começou!

Ao observarem as rosas que se encontravam no regaço da Rainha Santa, de imediato os alunos do segundo ciclo recordaram o Bom Dia das turmas B dos quinto e sexto anos. Orgulhosos do seu saber, foram recontando a Lenda do Milagre das Rosas, protagonizada pela generosa Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra. 

A expetativa foi crescendo e, olhando depois para o rei D. Dinis, mobilizaram conhecimentos de História e Geografia de Portugal e relembraram que foi este rei quem mandou plantar o célebre Pinhal de Leiria.

Com uma espontaneidade contagiante e articulando saberes, a aventura continuou.   Já no pórtico do segundo ciclo, formaram-se grupos e, após montar um puzzle da Região Centro, deu-se início à viagem, seguindo-se um roteiro no qual os locais a percorrer teriam de ser descobertos.

Os nossos “turistas” começaram por visitar o Forte de Peniche e depois dirigiram-se até à praia do Pedrogão, a norte do Pinhal de Leiria. Já mais frescos, orientaram-se para o Centro Geodésico de Portugal e caminharam até Picoto da Melriça, ponto imperdível em Vila de Rei. De seguida, foram conhecer os típicos bordados de Castelo Branco e subiram até à Serra da Estrela, onde degustaram o delicioso Queijo da Serra. Continuando viagem, descobriram que Viseu foi “Cidade Europeia do Folclore” em 2018 e, daí, seguiram para Coimbra, a cidade dos estudantes, onde fizeram silêncio para ouvir cantar o fado. Já em Aveiro, a “Veneza Portuguesa”, andaram de moliceiro e aprenderam a saborosa receita dos Ovos Moles.

Terminada a viagem pelo Centro de Portugal e já mais ricos culturalmente, foi tempo de regressar.
Nas próximas semanas, a viagem do Canteiro irá continuar, ancorada numa dinâmica de partilha e levando na mala a valorização do que já se conhece, como forma de despertar a vontade de querer conhecer mais. 

O Grupo de Português do 2.º Ciclo

NOTA: A Lenda do Milagre das Rosas tinha sido dramatizada na terça-feira, dia 22 de outubro, pelas turmas B dos quinto e sexto anos, com o objetivo de sensibilizar os colegas para o tema do seu Bom Dia: “Dar de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede”. O “Canteiro de Letras” agradece, às turmas anteriormente referidas, a cedência dos fatos e adereços usados pelo rei e pela rainha.