O valor educativo destas atividades, garantem umas férias inesquecíveis.
Mais do que ocupação pura e simples dos tempos livres, proporcionados pela interrupção letiva, os “Campos de Férias”, também se destinam às necessidades de resposta educativa global dos jovens.
Ajudam a dar resposta à necessidade de satisfação de propósitos educativos, alicerçados em princípios de autodeterminação, liberdade individual, diferenciação e heterogeneidade, através do fomento de práticas saudáveis.
O valor educativo destas atividades passa pela oferta de conteúdos técnicos, proporcionados através de programas recheados de atividades formativas, lúdicas e recreativas, orientadas por profissionais qualificados e experientes, que garantem umas férias inesquecíveis.
Paralelamente, aos programas técnicos principais, são propostas atividades complementares(cinema, ténis de mesa, gincanas, piscina, passeios e muitos outros), que servem de apoio e que proporcionam, ao participante, uma experiência única, repleta de diversão, alegria, amizade e companheirismo.
Assim, a partir das experiências vividas quer no capítulo técnico, quer na componente social, o participante nos campos de férias desenvolve apetência e necessidade de uma maior e mais consolidada formação, partindo, normalmente, para uma prática sistemática da atividade que experimentou neste período.
A proposta de atividades é divulgada em documentação própria após a interrupção letiva do Carnaval.