| “100 Regras” |

> Seara > | “100 Regras” |

3

“100 REGRAS” e (quase) sem regras. Neste novo espaço, inaugurado na passada terça-feira, vamos “jogar matemática” com todas as regras que qualquer jogo exige, mas prometemos não dar mais uma aula com teoremas, proposições nem expressões envolvidas!  O desafio é olhar a matemática através de uma nova lente.

Este projeto terá diversas atividades lúdicas com o objetivo de mostrar aos alunos uma vertente mais divertida da matemática, promovendo o interesse pela disciplina. Pretendemos instigar a curiosidade naqueles que ainda veem a matemática como um “bicho de sete cabeças” e cativar aqueles que querem descobrir as capacidades da nossa ciência.

No dia inaugural, foi realizada uma atividade no pórtico do 3.º ciclo que consistiu em construir várias figuras utilizando as peças do Tangram. Timidamente, foram aparecendo alunos, que se divertiram a encontrar as diversas soluções propostas!

“Eu e as minhas amigas, vimos alguns colegas participar nesta atividade e decidimos experimentar. Foi um desafio difícil, mas engraçado, precisámos de alguma ajuda.  Quando acabámos de construir a nossa figura, ‘ o gato ‘, recebemos um doce, o que tornou a participação ainda melhor. Foi giro.”

Maria Almeida | 7.ºH

“Gostei muito de participar na atividade de Matemática na terça-feira, dia 10, no pórtico do 3.º ciclo. Considero que a atividade do Tangram foi divertida (e deu que pensar!). Quero voltar para a semana e vou tentar levar alguns dos meus amigos.” 

Lopo Mateus | 9.ºD

Grupo de Matemática do 3º Ciclo